ComportamentoSaúde

PET. Você sabia que os cães (também) sofrem com o calor? Confira quais os problemas e como enfrentá-los

Veterinária Alessandra Baggio com seu cachorro, o Chorão, e as dicas necessárias para enfrentar (e ultrapassar bem) a estação quente

Por VICTÓRYA AZAMBUJA (com fotos de Arquivo Pessoal), Especial para o Site

Com a chegada das temperaturas mais altas, assim como as pessoas os cães também precisam mudar a sua rotina, pois eles também sofrem com o calor. Algumas medidas que podem ser alteradas ajudam no bem-estar do animal de estimação e evita problemas futuros.

Segundo a médica veterinária Alessandra Baggio, devido ao verão de calor intenso em Santa Maria, os principais problemas que atacam os cães são as pulgas, carrapatos, sarnas, dermatites, viroses, queimaduras nas patas, insolação e desidratação.

– Isso só acontece mais no verão, porque os cães são mais suscetíveis ao calor do que nós, seres humanos, devido à pelagem e também por não possuírem glândulas de suor espalhadas pelo corpo, ocorrendo à perda do calor pela região entre os dedos, boca e nariz – afirma Alessandra.

A veterinária ainda conta que a desidratação é mais fácil de acontecer em filhotes, provocando diarreia, problemas de pele e dificuldade de respiração, principalmente em braquicefálicos, os quais são cães de foucinho achatado

– É preciso ter muitos cuidados com os nossos bichinhos nesta época do ano, como fornecer água fresca em abundância, cuidados com os horários de passeio devido à temperatura do asfalto e calçadas, que podem levar a queimaduras nas patas, foucinhos e orelhas, além disso, também é válido passar bloqueador solar nessas partes e na barriga mesmo fora do horário de passeio, evitando o câncer de pele –  destaca a profissional.

Já em relação aos carrapatos e pulgas, a médica veterinária, afirma que hoje existem comprimidos e o Pour-on, que é um remédio muito eficaz, que mata e evita manifestação destes parasitas.

Pepeu, da raça maltês, espera a hora do passeio, depois das 5 da tarde

– Além de fazer uso destes remédios, é importante as pessoas sempre se lembrarem de não passear com os cães entre 10 horas da manhã e 17 horas, pois se a temperatura marca 25 graus, no asfalto está 52 graus. Se está marcando 30 graus, no asfalto está 60, e assim sucessivamente, e isto prejudica as patinhas , relata Alessandra.

A dona de casa Maristela Carvalho, 49 anos, conta que no verão ela se preocupa muito com o bem-estar do seu cão, o Pepeu, da raça maltês, pois devido a grande quantidade de pelo, ele sofre muito com o calor.

– Os cuidados que tenho com o Pepeu são bem simples, dou bastante água, ração, banho uma vez por semana, não passeio antes das 17 horas, e claro, muito amor e carinho. Ele é um cachorro muito dócil e companheiro, amo estar com ele, e é uma das minhas melhores companhias, então por isso me preocupo com a qualidade de vida dele, e sempre mantenho a ida ao veterinário – afirma Maristela.

O chiuaua Romeu sempre passeia com a dona em horários que o sol não está mais tão forte. Tudo para proteger as suas patinhas

Já a estudante Eduarda Krieger de Oliveira, 19 anos, relata que devido ao forte calor, o Romeu, seu cãozinho da raça Chiuaua, às vezes sofre com tosse e falta de ar.

– Eu nunca passeio com ele em horários de sol forte porque já vi o chão quente e pode queimar as patas, e também porque ele sofre com a falta de ar, além disso, troco a água várias vezes ao dia pra não esquecer – conta Eduarda.

A médica veterinária Alessandra Baggio ressalta que sempre que houver qualquer alteração é indicada a ida ao veterinário. Ela ainda deixa o lembrete: quanto mais cedo apresentar o problema ao profissional mais rápido terá a solução e a probabilidade de sucesso na cura, será bem maior.

Por isso, é importante manter os cuidados com os animais de estimação no verão, eles também sentem os efeitos do calor e sofrem o dobro. Não se esqueça de cuidar o horário de passeio e manter o seu cãozinho hidratado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo