Destaque

CIDADE. Chuva de 130 milímetros: alagamentos, desalojados e alguns serviços públicos prejudicados

Ações concentradas no Corpo de Bombeiros e organizadas de forma conjunta entre secretarias para atender 17 pontos de alagamentos

Por ANA BITTENCOURT, MAURÍCIO ARAUJO e MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

O grande volume de chuva em Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (20), que atingiu uma média de 130 milímetros, exigiu agilidade da Prefeitura para atender às ocorrências registradas pela Defesa Civil Municipal. Os principais casos foram alagamentos em ruas e em pátios de residências. Também houve queda de árvores, sem gravidade. As ações estão concentradas na sede do Comando Regional do Corpo dos Bombeiros (Rua Coronel Niederauer, nº 890) e a população deve solicitar auxílio exclusivamente pelo telefone 193.

Para atender à população, o Poder Executivo organizou uma força-tarefa conjunta entre as secretarias de Infraestrutura, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana, com apoio da Guarda Municipal, dando suporte à Defesa Civil. No Interior, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está em contato com os subprefeitos dos distritos. Até o momento, não há registros de ocorrências graves. Algumas vias ficaram alagadas. Equipes da pasta estão monitorando as localidades.

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin, que também responde interinamente pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, destacaram que a Prefeitura está alerta e atuando desde as primeiras horas da manhã para auxiliar a população.

“Estamos monitorando, junto com a Defesa Civil, as áreas de risco do Município, localizadas nos bairros Itararé, Salgado Filho, Km 3, Urlândia, Pinheiro Machado e Nossa Senhora Medianeira. A Prefeitura está atenta para atender à comunidade em caso de desabrigados e se, precisar, vamos nos preparar para alojar famílias em ginásios do Município”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

PONTOS DE ALAGAMENTOS REGISTRADOS

De acordo com a Defesa Civil, as principais ocorrências, até o início da tarde desta quinta, e já em atendimento a partir das ações organizadas na sede dos Bombeiros, são:

– Alagamentos em vias urbanas: Avenida Borges de Medeiros com Rua Fernandes Vieira; Rua General Osório, no Bairro Medianeira; Cohab Santa Marta, próximo à Escola Estadual Augusto Rusch; ainda no Bairro Camobi, em diversos pontos, principalmente na Rua Cinco de Março, na Rua Quatro (Vila Progresso) e no Parque Sarandi. No Bairro Parque Pinheiro Machado, também ocorreram muitos alagamentos, em pontos das ruas Maranhão, João Lino Preto, Piauí, Macapá e na Avenida Brasil. Outros pontos: Vila Prado, na Rua das Laranjeiras; Vila Tropical, na Rua Chaminé; Vila Lídia; Vila Arco-Íris; e demais regiões no entorno do Arroio Cadena. Alagamento também na Rua Francisco dos Santos Machado, nos fundos da Viação Férrea.

– Ainda, devido a infiltrações, o muro de um prédio localizado na Rua Francisco Manoel, na esquina com a Rua Duque de Caxias, cedeu. Ninguém ficou ferido. A Defesa Civil já esteve no local e monitora a situação.

DESALOJADOS E DESABRIGADOS

Conforme a força-tarefa montada, até a tarde desta quinta-feira, 11 pessoas ficaram desalojadas, todas na Vila Carolina. O Corpo de Bombeiros removeu três crianças e a mãe delas de uma residência, na Rua Fernandes Vieira. Já a Cruz Vermelha retirou outras sete pessoas de casa, na Rua Marechal Rondon. Todos foram levados à casa de familiares. Oficialmente, a força-tarefa registrou 17 pontos de alagamentos em diferentes pontos da cidade.

O Corpo de Bombeiros removeu uma árvore caída na BR-158; duas na Rua Brusque, no Bairro Km 3; e está em atendimento na Rua Vale Machado, onde uma árvore caiu em cima de um carro.

VIATURAS EM ATENDIMENTO

Defesa Civil do Estado (uma)

Defesa Civil do Município (uma)

Guarda Municipal (duas)

Cruz Vermelha (uma)

Gabinete de Governança da Prefeitura de Santa Maria (uma)

Infraestrutura e Serviços Públicos (uma)

Meio Ambiente (uma)

Corpo de Bombeiros (cinco)

TOTAL: 13 viaturas

SAÚDE E EMERGÊNCIA

Em função da chuva, algumas Unidades de Saúde do Município e Pronto Atendimentos também registraram problemas. No Pronto Atendimento (PA) do Patronato, foi suspensa a entrada de pacientes na Emergência, em função de infiltração no teto. Em caso de necessidade, os usuários devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada junto ao Hospital Casa de Saúde. Além disso, também no PA do Patronato, um consultório pediátrico e uma sala de enfermagem foram atingidas, mesmo assim, os atendimentos ocorrem normalmente.

Houve registro pontuais, também, nas unidades Victor Hoffmann, São José e Kennedy, mas os atendimentos seguem sendo realizados. Na Unidade de Saúde Oneyde de Carvalho, a rua que dá acesso ao local está alagada, impossibilitando o acesso à unidade. Em função disso, os atendimentos estão paralisados, devendo ser normalizados nesta sexta-feira (21). A Secretaria de Saúde seguirá monitorando a situação nos locais e avaliando a necessidade de interrupção dos atendimentos.

MOBILIDADE URBANA

O setor de Semáforos da Secretaria de Mobilidade Urbana não registrou, até às 16h desta quinta, nenhuma ocorrência em relação aos equipamentos. Em caso de problemas nas sinaleiras, a população pode solicitar reparo pelo telefone (55) 3921-7091.

De acordo com o Sistema Integrado Municipal (SIM), as seguintes linhas tiveram algum tipo de desvio em função dos alagamentos: Lorenzi, Capivara, Tomazzeti, Tancredo Neve, Santos, Urlândia, Pinheiro Machado, Camobi (Avenida João Machado Soares).

EDUCAÇÃO

Nenhuma ocorrência foi registrada nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Conforme a Secretaria de Educação, o dia letivo será normal nesta sexta-feira (21).

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo