CULTURA. Feira de arte gráfica em Santa Maria vai reunir 30 expositores neste próximo final de semana

CULTURA. Feira de arte gráfica em Santa Maria vai reunir 30 expositores neste próximo final de semana

CULTURA. Feira de arte gráfica em Santa Maria vai reunir 30 expositores neste próximo final de semana - retina-expositor

Expositor mostra trabalhos de arte gráfica no MASM em junho. Agora, virão expositores de quatro cidades, além de Santa Maria

Da Assessoria de Imprensa do evento (texto e fotos)

Em Santa Maria, na região Central, apreciadores e artistas de arte gráfica estarão reunidos no próximo final de semana (8 e 9/12), durante a ReTina – feira de arte gráfica, que chega à sua décima edição este mês, com 30 expositores e centenas de trabalhos inéditos em gravuras, ilustrações, desenhos, fotografias, postais, prints, publicações independentes, quadrinhos, zines, colagens, estampas bordadas, imãs artísticos, entre muitos outros trabalhos. A edição anterior do evento ocorreu nos dias 2 e 3 de junho deste ano, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

Desta vez, a Feira ReTina acontecerá no Prego Espaço Multigastronômico, que fica na Rua Coronel Niederauer, nº 1284, quase esquina com a Praça Saturnino de Brito, no centro da cidade, das 15h às 20h, com entrada gratuita.

CULTURA. Feira de arte gráfica em Santa Maria vai reunir 30 expositores neste próximo final de semana - retina

Oficina Cartonera foi uma das atrações durante a edição de junho de 2018

No local, haverá mesas de expositores em todos os ambientes, com exposição de trabalhos no térreo e no primeiro andar, e também no pátio localizado nos fundos do restaurante, que contará com uma área com mesas e cadeiras para aqueles que quiserem apreciar ainda as bebidas e o cardápio do Prego. No interior do restaurante haverá lanches, petiscos e sucos à venda no balcão.

A feira de arte gráfica é realizada pelas artistas visuais Renata Dias Maciel e Cris Rios Leme, do Ateliê ReTina, e conta com a parceria do Estúdio Maskara e o apoio do Prego Espaço Multigastronômico.

Nesta edição haverá participantes das cidades de Santa Maria, Porto Alegre, Canoas, Rio Grande e São Leopoldo. “O objetivo prioritário da Feira é expor a produção de arte gráfica local e de fora da cidade, com foco em trabalhos autorais”, diz Cris Rios Leme.

Oficinas e Performance

Além da exposição de trabalhos de arte, a ReTina – feira de arte gráfica contará com uma programação cultural paralela de oficinas e performance artística. As oficinas, que tiveram as inscrições encerradas no mês de outubro, são três:

A primeira delas será no sábado (8/12), das 15h às 18h, abordando o Livro Artesanal, ministrada pela professora da UFSM, Cláudia Bomfá.

No mesmo dia, das 18h às 20h, será realizada a segunda oficina, sobre Bordado Livre sobre Papel, com a artista visual Renata Dias Maciel, do Ateliê ReTina.

No domingo (9/12), das 16h às 19h, será a vez da terceira e última oficina da programação, a de (Des) Composição Visual, com as professoras da UFSM, Danielle Neugebauer Ville e Sandra Depexe.

Já a performance-ocupação do artista visual Caio Mascarello, O que não disse, ocorrerá durante todo o período de funcionamento da feira.

Conheça a seguir os nomes dos expositores inscritos na 10ª edição da ReTina – feira de arte gráfica:

Santa Maria (RS)

Antônia Monfardini, Ateliê ReTina, Byrata, Camila Nuñez, Crxtal (Estúdio Maskara), Devaneio de Nanquim, Emerson Massoli, Isabela Quevedo, Kelly Pfüller, Laura Lena Bastos, LNX-27, Luiza Rodrigues, Mônica Appelt, Otto Fernando Boelter e Simone Leminski, Paulo Chagas, ph rubro, Simone Rosa, Thais Oliveira e Vento Norte Cartonero

Porto Alegre (RS)

Andorinea, Caio Mascarello, C’Lavy, decimal, Ingrid Vanmalli, Poutsplaf e Wagner Mello

São Leopoldo (RS)

Mão Negra Resiste e Soturno Brasil Noturno

Canoas (RS)

Experimentos Impressos

Rio Grande (RS)

Penumbra Comicx



2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *