Destaque

MEMÓRIA. Velório de Humberto Gabbi Zanatta já acontece na Câmara. Sepultamento sábado à tarde

O corpo do escritor, poeta, advogado, professor e ex-vereador santa-mariense Humberto Gabbi Zanatta já está sendo velado no plenário da Câmara de Vereadores – ambiente que frequentou entre 1989 e e 1992 e que foi palco também de uma homenagem. Há alguns anos, Zanatta recebeu o título de Vereador Emérito – ele que també exerceu as funções de Secretário de Cultura num dos mandatos do prefeito Valdeci Oliveira. O sepultamento, no Cemitério Ecumênico Municipal, acontece neste sábado, às 4 da tarde.

É grande a comoção nos meiso culturais, comunitários, educacionais e politicos, com a morte de Zanatta, definitivamente, uma pessoa de reconhecido talento e invulgar capacidade de conciliar e ter amigos.

A seguir, com as devidas correções cronológicas e acréscimo de informações, você acompanha o material originalmente PUBLICADO pelo site, no final da tarde desta sexta-feira:

MEMÓRIA. Cultura gaúcha infinitamente mais pobre. Morreu há pouco, o múltiplo Humberto Gabbi Zanatta

Sendo informações do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, a morte foi constatada às 16h15 desta sexta-feira,  por uma parada cardiorrespiratória. E assim se foi o múltiplo homem da cultura santa-mariense e gaúcha, Humberto Gabbi Zanata. Ele possuía antecedentes cardíacos, inclusive com uma cirurgia recente – em julho passado teve dissecada a aorta, além de ostentar stents.

Humberto Gabbi Zanatta era escritor renomado, poeta premiado, advogado, professor e também político – inclusive tendo sido vereador por um mandato (não disputou a reeleição), entre 1989 e 1992, e secretário municipal de Cultura, em mandato do ex-prefeito Valdeci Oliveira.

Há, desde já, nas redes sociais, clamor com seu desaparecimento. Uma das primeiras manifestações, por exemplo, é feita pelo ex-deputado federal e ex-vice-governador João Gilberto Lucas Coelho. Que, no Facebook, publicou: “Perde Santa Maria um dos seus talentos criativos e inspirados. Um cidadão militante de ideais. Perco mais um da mesma geração e de parcerias em jornadas cidadãs. “

Zanata, nascido em Taquaruçu do Sul, tinha 70 anos, completados em 5 de julho, e deixa a esposa Eunice, com quem estava casado há 41 aos, e cinco filhos: Daniel, Bethânia, Diovanna, Bruno e Carolina.”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo