ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Se habilita? Há vaga para candidato a prefeito pelo PT/SM

O caso de PT de Santa Maria, em relação a 2012, difere completamente dos demais concorrentes a sério da prefeitura. Se Schirmer e Pozzobom, por legítima conveniência (como você leu nas notas anteriores, imediatamente abaixo), apenas aguardam o melhor momento  e são eles os juízes da data – no principal partido de oposição os motivos para adiar uma decisão e não querer falar dela neste momento é, no mínimo, inusitado.

Em teoria são três os nomes. Todos, diga-se, com densidade eleitoral, maior ou menor. A saber, e não necessariamente na ordem de importância: Valdeci Oliveira (deputado estadual de 46 mil votos na cidade), Paulo Pimenta (federal, com 42 mil votos por aqui) e Fabiano Pereira (secretário de Justiça, com 27 mil votos locais em 2010).

Detalhe: Fabiano gostaria, mas não tem o apoio dos outros dois, que, juntos, controlam os votos internos, e também tem compromisso com o governador Tarso Genro, que declarou não querer secretários candidatos em 2012.

E os outros dois? Valdeci Oliveira, para muitos o principal nome eleitoral (e os números ajudam na tese), tem reiterado intenção de não concorrer. Fala sério  segundo todos os interlocutores. Que, no entanto, mantêm a esperança de que mude de idéia. Já Paulo Pimenta, que concorreu em 2008, obteve agora votação consagradora, tendo sido o mais-mais do PT no Estado. Isso o desistimula (afirmam os que com ele interagem) a buscar de novo a Prefeitura.

Dadas as circunstâncias, também o petismo prefere jogar para o mais longe possível uma definição. Até lá, imagina-se, resolverá essa questão, digamos, insólita.

Palpite claudemiriano: o PT pretende convencer e emplacar Valdeci. É isso. Ou terá que “inventar” um candidato. Quem? Observatório não tem a mínima idéia.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

27 Comentários

  1. @Pablo
    administração do schirmer avançando? pra onde, como, quando, que jeito? qual remedio tu anda tomando, porque deve ter alucinogeno, pois tu ta vendo coisas que não existem.

  2. Poderia explicar a todos o pq do nome…? Me admiro o responsável pelo site nesse momento deixar públicar um absurdo desses! É preciso rever as regras ou então libera geral. (NOTA DO SÍTIO – o leitor tem inteira razão. O editor não se deu conta. Chamado a atenção, o comentário mencionado foi para o lixo. E lamenta se alguém leu indevidamente. Desculpas totais e irrestritas)

  3. Mais uma sessão comédia nesse espaço, a pergunta é referente ao PT e seu possível candidato! E acontece que os camaradas sabemmmm e sabemmmm muito bemmmm que a administração do Schirmer/Farret está avançando positivamente nas mais diversas áreas e ficam aí desesperados destilando ódios e venenos! Ba-le-la esse papinho de votei no fulano e me arrependo, votei no ciclano por causa do fulano e assim vai! É muita pretensão dizer que todas as obras foram assinadas pelo governo Valdeci que só não foi pior pq Lula criou o PAC, antes do PAC Santa Maria estava perdida. Schirmer tem habilidade para buscar recursos para obras em nível estadual e federal e se o Pimenta é tão bom em Brasília que ótimo se ele continuar lá ajudando o Schirmer nesses recursos como tem ajudado.

  4. No sexto comentario Eu avisei que este Cara não era muito CERTO. Ele deve procurar um colega seu com especialidade para tal e dar-lhe quem sabe ate um COQUETEL.

  5. @Moacir da Rosa Alves
    não é zanga, pelo contrario, é muito engraçado, o senhor ainda vem propor uma alternativa com seu nome, é muita coragem, admiro isso, eu não teria a cara de pau de querer ser de todo o jeito o vice do PT ai não deu foi apoia o PMDB, qual sua explicação pra isso? kkkkkkkkkkkkkkkkk. é uma piada mesmo, e muito engraçada, politicos como o senhor santa maria não merece.

  6. @Adroaldo Conheço muito povo que não tá em Blogs e sites e tem o mesmo pensamendo. Arrependimento de votar no Schirmer. Que votaram por causa do Farret e olha como está a saúde. Bom Schirmer e Farret são dois macacos velhos da política e não aprenderam acho que nada em relação a agilidade e defender os interesses da maioria. Aprenderam somente a se render ao sistema onde o que impera é os interesses em se manter no poder, distribuir cargos entre amiguinhos e correr só nos últimos dois anos. Infelizmente é assim. Acho que temos é que aplicar provão nessa políticada toda e ver quem passa e é apto para ser candidato mesmo. E isso acontece com os outros partidos também…

  7. o schirmer ta desde 74 e pouca coisa fez enqto era deptado conseguia enrrolar agora como prefeito a cidade ta vendo que a coisa ta feiiiia. Votei no Shirmer pelo dotor Farret e me arrependo até hoje prometeram terminar as obras PAC e até hoje aqui na rua ta tudo parado. Nunca votei nem a minha familia no PT em santa maria, ja votei no lula e agora na dilma…tomara que o candidato seja o pimenta, quero poder dizer que votei nele pq o que ele faz por santa maria ninguem faz mas se nao for ele voto em qualquer um do pt porque antes tava bem melhor do que agora com o shuirmer na prefeitura.

  8. Vocês estão que nem eu, só pessam na retranca. Basta ter um pouquinho de crítica para ver que administração Schirmer está consagrada em Santa Maria pela compra da mídia. As obras na cidade são todos com recursos do destinados por Pimenta.Se o Pmdb não tivessse a mídia na mão a avaliação era horrive. Em 2012, é Pimenta Neles! Prá espanta essa direita conservadora que mente discaradamente nas eleições, depouis compra a imprensa, terceiriza tudo e fica tudo por isso mesmo.

  9. O Fabiano não tem nada a ver com essa cafagestagem. Não fala muito no nome dele para não ferir o ego dos chegados do sítio, vai acabar sendo barrado@Lauro

  10. Sequindo a linha vamo deitar o relar, vamos nos questionar, nem que seja numa outra esquina democrática: o contribuinte acha que político com pelo menos duas contas rejeitadas em primeira isntância deveria ter assumido, estar recebendo salário pago com o dinheiro do contribuinte e empregando meia duzia de amaziados (alguns competentes e que tem família para sustntar)? Políticagem, interesse puro, tirem a máscara. Assumam a carapuça. Schrimer vai de reeleger em 2012, sabe pq? Povo não tem site e a tropa de choque que abastecia este bologue já debandou, são meia duzia de gatos pingados. O tempo vai se encarregar. A soberba e o interesse maquiado não se escondem por muito tempo. A caisa vai cair. Ai, que ver o copetto, o borrachuda e os outros sairem em defesa. Só se forem…

  11. Moacir, não adianta berrar. Isso aqui tem interesse maquiado, a imprensa tradicional na qual deitam o relho e o editor deste sítio que mâma há anos na teta murcha de arazão pulou fora quando os salário começaram a atrasar. O Zé Mauro, a Nica, e o fabricio mataram no peito a bronca. Tenho um amigo em NH que disse “ele disse que não defenderia mais a redação de a razão, pois não tinha sido chamado para uma reunião dos jornalistas para tratar do assunto salário atrasado”. Belo exemplo, a mensagem foi repassada a pedido do jornalista de economia Francisco (chico) que trabalho em caxias no tempo claudemiriano. Um dia a casa cai. @Moacir da Rosa Alves

  12. Amigo, as contas do valdeci reprovadas um,a duas, três vezes, com direito a ajeloamento e pedido de arrego na frente do |Schirmer, com o Werner fosse resolver as coisas. Torçe pro veladeci na assembleia,mas vem com outras@José Clemente

  13. @fernando
    Boa noite Fernando não fique tão zangado. Quem ganhou foi Santa Maria, Schirmer – Prefeito, Dr. Farret Vice e Pimenta relegeu-se Deputado Federal. Agora o mais votado continuára colaborando muito mais com todos santamarienses. Na democracia a vitória é do coletivo ,não há lugar para vaidades nem ranços!

  14. @Moacir da Rosa Alves
    dr moacir vc é uma piada, tento de todo jeito ser o candidato a vice do pimenta em 2008, mas espeniou mesmo, fez inumeros elogios ao pimenta, e disse que o melhor candidato a vice era o senhor, com sua impafia dizendo ser O CARA, ai não consegui e foi apoia o schirmer, kkkkkkkkkkk, que coerencia em? vc é uma piada mesmo.

  15. Deve ser triste para os demais do PT quando nao se enxerga ninguem alem do Pimenta, Valdeci e fabiano…nenhum vereador ou candidato com projeçao minima de ser candidato a candidato.

  16. E a Fabianada que arrotava perú em 2oo9 e 2010?
    Cade a era Fabiano?
    Não iam ser prfeitos, não eram o baluarte do petismo na cidade?

  17. @Ronaldo Santos
    Para Santa Maria Pimenta faz muito bem, BR 158, Tunel da GARE, MASM, Pórtico de Acesso, Vila Belga, Estrada do Perau, Osvaldo Cruz, João Machado Soares, PA da T Neves, posso te citar mais de 100 obras. E o atual Prefeito quantas obras fez?

  18. Eu não sei o que vai ser decisivo para as Eleições 2012 o governo Schirmer, com todos os partidos da coligação e a máquina pública ou o sentimento anti-PT. Valdeci, Fabiano ou Pimenta terão que montar uma excelente estratégia de marketing para enfrentar esse pré-conceito. O fato de a população de Santa Maria se muito crítica e nunca estar contente pesa contra Schirmer. E o Pozzobon, será que as pessoas vêem nele capacidade para administrar o município? Talvez a Yeda tivesse que ter dado a ele alguma secretaria. Sinceramente, o voto no Pozzobon é muito mais de protesto, pelo seu jeito folclorico, pela sua musica torturante, pelo seu excelente marketing do que por sua competência como gestor ou legislador.
    Portanto, Schirmer é favorito. Mas nunca é demais lembrar que das eleições que disputou para prefeituras ou senado, num total de 5 só venceu uma.

  19. Valdeci não concorre, porque tem o fantasma das contas rejeitadas pelo TCE a assombrá-lo (quem conhece bem as coisas sabe do que estou falando…);
    Fabiano não concorre porque aceitou esta condição para ser secretário de Tarso;
    Pimenta deve ser o candidato, mas como a população já o conhece bem, deve levar outra surra do Schirmer e a grande coligação que se formará ao seu redor.

  20. Há !, mas que bela provocação para lembrar situações que poucos conhecem, devaneios , sonhos.. É prematuro? , cedo demais? Não é o momento exato para quem tem coragem , experiência e trabalho reconhecido.
    Ora, voltemos a realidade e com todo respeito aos Pré e Candidatos que virão inclusive eu!
    Cezar Schirmer com o governo que começa a acontecer em todas as áreas e o que ainda virá de melhor para nossa Santa Maria só não será reeleito se não for candidato. Portanto meu desejo é ser candidato a vice doSchirmer para ajudar no executivo. Mas como o PMDB não terá chapa pura fica só no sonho. Tenho ainda a honrosa recordação de ter sido lembrado como um dos sete nomes para Pimenta em 2008,reconhecendo hoje o deputado Pimenta com justiça a maior liderança do PT no RS ! Mas não virá?! e meu amigo Fabiano Pereira virá? e o campeão de votos Valdeci oliveira ?
    E o PSB que teve pré candidatura a Prefeito e a Vice em 2008, Você sabia ?
    Prefeito- Dr. Moacir (Moacir da Rosa Alves)
    Vice Prefeito- Pastor (Oséas Costa ).
    A chapa foi impugnada pelo diretório, com alegação de que Oséas não era filiado?! E o PSB novamente foi como coadjuvante na proporcional e não elegeu ninguém.
    Mas não era apenas um devaneio e nós estudamos a realidade de três municípios, Joinvile SC, Novo Hamburgo e Gravataí no RS como base para o pré projeto de plano de governo onde constavam:
    – IMPLANTAÇÃO de Quatro regiões administrativas( CRad) Centros regionais administrativos. Objetivando melhorar o acesso dos munícepes aos serviços.
    – IMPLANTAÇÃO da Guarda Municipal- Projeto sugestão enviado a câmara em 2007 e apresentado em plenário pelo servidor Naisson Dornelles
    -INCLUSÂO de Santa Maria No Movimento Cidades Saudáveis- Carro Chefe PROJETO IMEMBUÌ.
    – GOVERNANÇA LOCAL- Diminuição radical de cargos de confiança (CCs) e aproveitamento dos servidores técnicos, concedendo a estes a pertinente função gratificada (FG). Ainda nomeação de um diretor geral de RH escolhido pela maioria dos servidores com missão de ouvidoria e especial atenção para o plano de carreira. Idéia elaborada pelo servidor Edson Souza então Vice- Presidente do PSB/SM, entre tantas outras que ningúem viu nem ouviu!
    E´verdade precisamos e devemos prestigiar as lideranças já consagradas do PT, PMDB,PP, mas novas lideranças e cidadãoscom trabalho reconhecido que também estão ou não em outras siglas DEM, PPS, PSB, PCdoB,PV, PRP, PDT.., Vamos lá se apresentem,fica aí o nosso nome a disposição para o debate para trabalharmos em conjunto na melhoria da vida de todos nós santa marienses.
    Att, Dr. Moacir

  21. Pera aí o Vadeci e o Pimenta já combinaram, o Pimenta é o candidato a prefeito e o Valdeci vai a dep. Federal com o apoio do Pimenta. E Fabiano vai a Dep. Estadual. Dai vamos ter Dilma – PT, Tarso – PT, Pimenta – PT. Valdeci – PT no congresso e Fabiano – PT na Assembleia. Fecho fecho. Vamos bota PT neles. Ou melhor vamos botar Pimenta neles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo