PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Puxadinhos, comissões, MDB em reunião, Havan/Sindilojas, UFSM e gestão, Fepam

Por MAIQUEL ROSAURO (com Claudemir Pereira), da Equipe do Site

* O Projeto de Lei Substitutivo 5/2018 (AQUI), que trata da regularização de edificações construídas em desacordo com a legislação será colocado em segunda discussão e votação, na sessão desta terça, na Câmara.

* A proposta visa a regulamentar os puxadinhos, construções irregulares mapeadas no recadastramento urbano de Santa Maria.

* Nesta terça, os vereadores também vão apreciar o pedido de formação de quatro comissões especiais.

* Juliano Soares – Juba (PSDB) quer uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei Complementar 8794/2018 (AQUI).

* A proposta,  da autoria do vereador tucano, visa a reserva de vagas em estacionamentos públicos e privados para gestantes e mulheres com criança de colo.

* Alexandre Vargas (PRB) busca discutir em uma comissão especial o Projeto de Lei Complementar 8835/2019 (AQUI), de sua autoria.

* A proposta autoriza o Município a executar, diretamente ou por intermédio de terceiros, os serviços de limpeza em terrenos (após notificação e aplicação de multa), cobrando dos responsáveis omissos o custo das obras e serviços executados.

* Já Deili Silva (PTB) pretende criar comissão para fiscalizar a aplicação do empréstimo de R$ 78 milhões da Prefeitura, enquanto Admar Pozzobom (PSDB) almeja comissão para analisar a situação da Rua Sete.

Diretório do MDB irá se reunir na noite desta quarta-feira, na Câmara de Vereadores de Santa Maria (foto Maiquel Rosauro/Arquivo)

* O MDB reunirá seu Diretório Municipal nesta quarta-feira (27), às 19h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

* Na pauta, estará a agenda de 2019 do partido; elaboração da pauta para o Seminário Político da legenda; possíveis transferências de domicílio eleitoral; e assuntos gerais.

* O proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, cuja instalação de uma filial de sua rede na cidade tem sido pivô de acaloradas discussões na internet, estará em Santa Maria nesta terça-feira (26).

* Segundo informa Guilherme Bicca, da assessoria de imprensa da entidade, Hang terá uma reunião com o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

* Na pauta, “os esforços que o Sindilojas tem feito em torno do aumento de feriados liberados para funcionamento do comércio em 2019”.

* Também, claro, outro tema será a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que também passa pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

* A reunião está marcada para as 2 e meia da tarde, e será realizada na sede da entidade empresarial, na rua Roque Calage.

* Mapear e otimizar processos da administração central e suas subunidades, visando uma mudança de cultura por meio da implementação de um novo modelo de gestão.

* Esses são os principais objetivos do processo de modernização administrativa, apresentado (foto acima) nesta segunda, na reunião semanal do Gabinete do Reitor com as pró-reitorias.

* Conforme INFORMA a assessoria de imprensa do Gabinete do Reitor, o pró-reitor de Planejamento, Frank Casado, apresentou o processo, que ocorre na instituição desde 2017.

* Após o período inicial de sensibilização, todos os setores realizam o mapeamento dos processos, que se encontram relacionados em PORTAL específico no site da Pró-Reitoria de Planejamento.

* Atualmente, o projeto encontra-se na etapa de otimização dos processos e estruturas, que vem resultando em um redesenho organizacional da administração central e suas subunidades.

* O pró-reitor apresentou também a proposta de novo organograma para as três pró-reitorias acadêmicas (Pós-Graduação e Pesquisa, Extensão e Graduação), que está sendo discutido junto aos setores.

Engenheira florestal Marjorie Kauffmann pretende acelerar licenciamentos sem riscos para o ambiente (Foto Itamar Aguiar/Piratini)

* O governador Eduardo Leite ANUNCIOU, nesta segunda-feira, que a engenheira florestal Marjorie Kauffmann passa a presidir o órgão.

* Graduada pela UFSM, mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates, doutora em Geociências pela Unicamp e pós-doutora também pela Univates, Marjorie iniciou carreira na Fepam.

* Após temporada em Tocantins, voltou para Lajeado, sua cidade, onde, além de sócia de uassessoria na área de licenciamento ambiental, assumiu o cargo de diretora da Secretaria do Meio Ambiente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Reserva de vagas em estacionamentos particulares não tem como ser fiscalizada.
    Prefeitura não tem que executar limpeza em terrenos e depois cobrar, o que é complicado. Há que se ver a possibilidade de majoração do IPTU em função da utilização do imóvel, se não me engano pode até desembocar na desapropriação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo