TRÂNSITO. Detran gaúcho oferece material didático para informar motoristas sobre cuidados com ciclistas

Por Mariana Goldmeier Tochetto / Ascom Detran-RS
Para informar e conscientizar motoristas e futuros motoristas sobre os direitos dos ciclistas no trânsito é que os técnicos do DetranRS desenvolveram um material didático para uso nas aulas de primeira habilitação e reciclagem nos Centros de Formação de Condutores. O material também está disponível para todos os interessados no portal da educação do DetranRS – clicando em ‘Material de Apoio’ (ou CLIQUE AQUI para baixar).
Baseado no Código de Trânsito Brasileiro, o subsídio para aulas foi desenvolvido a partir das discussões do Grupo de Trabalho para a Segurança de Ciclistas que, durante dois anos, reuniu grupos de usuários e técnicos do Detran para pensar políticas de segurança a quem usa a bicicleta como meio de transporte.
A ideia principal é a da necessidade de compartilhamento das vias, pois conforme a legislação, a bicicleta também é um veículo. A apresentação também reforça a responsabilidade dos motoristas em relação aos ciclistas que, junto com os pedestres, são as pessoas mais vulneráveis no trânsito.
O material didático não fala sobre os deveres do ciclista, nem traz dicas de segurança para quem anda de bicicleta. A proposta é focar no comportamento do motorista em relação ao ciclista. Para quem pedala, a Escola Pública de Trânsito do Detran também tem disponível o Curso EAD de Educação para Ciclistas. Mais informações sobre este curso também podem ser acessadas no portal da educação do DetranRS.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.