Destaque

BASTIDORES. Guerra à Prefeitura?, uma surpresa no PP, Mortari valorizado, Arigony e o PDT e Deili x Deco

Na corrida interna do PT, Luciano Guerra desponta como favorito para concorrer à Prefeitura. Até 4 de maio será batido o martelo

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV e de Divulgação/PP), da Equipe do Site

Dia 4 de maio. Nesta data, o PT/SM deverá oficializar a pré-candidatura do vereador Luciano Guerra (PT) à Prefeitura de Santa Maria. Entre sexta (21) e sábado (23), o site conversou informalmente com diversas lideranças do petismo local, que confirmaram o atual cenário a favor do parlamentar.

O PT, historicamente, possui uma ‘fila’ no qual seus principais líderes têm prioridade para concorrer a algum cargo. No caso do pleito de 2020, as três lideranças que estão à frente de Guerra devem abrir mão da disputa.

O primeiro da fila, o deputado estadual Valdeci Oliveira, não deve concorrer em razão de estar com os direitos políticos suspensos por um período de cinco anos (AQUI); o deputado federal Paulo Pimenta é uma liderança nacional e o partido deseja que ele siga como líder da bancada na Câmara Baixa; já a atual presidente municipal, Helen Cabral, buscará uma vaga no Parlamento.

Guerra, por sua vez, se dispôs a concorrer ao Executivo. Ele foi o vereador mais votado no pleito de 2016 e Valdeci vê com bons olhos sua candidatura.

Plano de Governo

Enquanto o nome de Guerra não é oficializado, o PT já trabalha em um plano de governo. Na manhã de sábado, no Feirão Colonial, no Centro de Referência de Economia Solidária, ocorreu uma reunião da Setorial Agrária. Na quarta (27), às 18h30min, no Plenarinho da Câmara, o encontro será da Setorial Comunitária.

A última reunião irá ocorrer dois dias antes do anúncio oficial do candidato do partido à Prefeitura. Na imagem ao lado, confira a programação complete.

Lição de casa

Os petistas relataram ao site que aprenderam a lição do pleito do ano passado: não morrer abraçado em um candidato que está impedido de concorrer. Em 2018, o PT manteve Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à presidência até o último momento e oficializou Fernando Haddad como concorrente faltando pouco mais de três semanas para o pleito.

Logo, o pleito de 2020 iniciará para os petistas, oficialmente, no próximo 4 de maio.

Mortari valorizado

O candidato a vice-prefeito na chapa do PT não está definido, embora, nos últimos meses, a bancada petista no Legislativo tenha se aproximado do vereador Marion Mortari (PSD), o segundo mais votado em 2016. Porém, se os petistas desejam o parlamentar como vice, é bom não dormir na raia.

Fonte graúda do site afirma que, na semana passada, os progressistas entraram em contato com Mortari e fizeram um pedido bem simples: “por enquanto, não feche de vice de ninguém”.

PP, ou vai o racha!

Os progressistas saíram animados da reunião extraordinária do Diretório Municipal, na quinta (21). Quem estava presente relatou que o discurso do vice-presidente, Mauro Bakof, foi o ponto alto da noite, inflamando seus pares. Ele teria destacado que a Juventude do PP já cansou de ver a legenda alavancando outros candidatos à Prefeitura.

A sigla ameaça romper com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e indicar candidato próprio ao Executivo, conforme você leu com exclusividade aqui no site na sexta (AQUI).

Um teste para você!

Agora vamos ver se você é um bom observador. Analise com calma a foto abaixo, registrada sábado, no Clube Comercial, durante o evento “Mulheres Progressistas: de Coadjuvantes a Protagonistas”. Na imagem acima há uma figura importante do PP que está de volta a sua velha casa.

Presença de…

Encontrou? Bom, o flagrante abaixo vai deixar tudo mais claro:

Após vários anos longe do PP, a assessora superior do prefeito, Anita Costa Beber, retornou ao partido. Ela foi apresentada por, nada menos, que o vice-prefeito de Santa Maria, Sérgio Cechin (PP). A sua sigla mais recente foi o PR.

PDT papeia com Arigony

E não é que o PDT/SM encontrou um ponto de equilíbrio. Fontes do site provenientes dos dois grupos que hoje se polarizam no partido estão animadas com as conversas realizadas, semana passada, entre dois ‘Marcelos’: o Bisogno, presidente municipal da sigla, e o Arigony, delegado da Polícia Civil.

Se o Arigony vai aceitar o convite para ingressar no PDT, por enquanto, não se sabe. O certo é que o PTB também está na briga para levar o delegado para sua base.

A estrada da discórdia

A vereadora Deili Silva (PTB) não gostou nada da explicação do parlamentar André Domingues – Deco (PSDB) para a discussão protagonizada, entre ambos, no corredor do Legislativo, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente. Ao site, o tucano disse desconhecer a razão da sensibilidade da edil, que ficou muito abalada após a discussão (AQUI).

“Ele estava extremamente alterado, começou a falar alto comigo sobre a Estrada dos Bandeirantes. Ele entrou nessa discussão do nada”, relatou Deili.

Tramita na Constituição de Comissão e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei 8819, de autoria de Deco, que oficializa a denominação de “Estrada Bandeirantes da Serra” o logradouro público localizado no Parque Natural Municipal dos Morros.

Na reunião de terça (19) da CCJ, Deili exarou parecer pela devolução ao autor e o vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) pediu vistas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Bakof (que pelo que consta nunca foi candidato a nada, nem a vereador) tem que ficar antenado, se Guerra desalojar Nãosoubom da prefeitura já existe um culpado. Esquerda tem votação cativa no município (não é a toa que está como está) e divisões tem que ser bem pensadas. Aliás, partido de direito com movimento feminista é para acabar.

  2. Helen sabe que não decola, ainda mais longe dos holofotes durante um bom tempo. Lição de casa é piada, quem manda no PT, ao menos por enquanto, ainda é o Molusco. Se ele quisesse Valdeci candidato bastava um ou dois recados. Haddad, se eleito fosse, seria mais um laranja e uma das primeiras coisas do eventual mandato seria tirar o patrão da cadeia.
    De qualquer maneira a exposição de Guerra vai aumentar muito daqui para a frente.
    Ex-futuro prefeito do ex-futuro prefeito de Pains valorizado? Não, os votos do curral eleitoral do mesmo.

  3. Anita só voltou pq não existe mais coligação na proporcional, seu antigo partido não tem voto p eleger ninguém. Então voltou p o Partido q colocou ela no SPC. Quem não deve ter gostado nada disso foram Ver Vanderlei e Ver Cida, pois agora ela ameaça a reeleição deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo