Destaque

HAVAN. PT, PTB e PSB barram a viagem de dois edis com dinheiro público e eles vão por sua própria conta

“Quero agradecer quem não nos proporcionou essa viagem, essas cabeças que só pensam no próprio umbigo”, disparou Kaus na tribuna

Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Mateus Azevedo/AICV), da Equipe do Site

Os vereadores João Kaus (MDB) e Marion Mortari (PSD) viajaram para Brusque, nessa quinta-feira (7), para entregar uma moção de apoio e um abaixo-assinado ao empresário Luciano Hang, proprietário da Havan. Todavia, a viagem não ocorre da forma como foi planejada. Os dois parlamentares tiveram que tirar dinheiro do próprio bolso para pegar a estrada.

No início da madrugada de quinta, o site publicou uma matéria noticiando a viagem e também o cálculo com os gastos com diárias, combustível e pedágios. Pelas contas do site, a viagem à sede da Havan custaria em torno de R$ 4.832,07 (AQUI).

A matéria repercutiu com força no Legislativo e a primeira reação foi tomada pelo próprio Kaus, autor do pedido de viagem. O emedebista protocolou uma nova proposta de autorização de viagem para o mesmo destino, mas desta vez sem uso de carro oficial, apenas com o pagamento de diárias aos dois parlamentares.

Kaus tentou inserir na Ordem do Dia o novo pedido, porém as bancadas do PT, PTB e PSB votaram contra (bastava que apenas uma bancada se manifestasse de forma contrária para barrar a inclusão da proposta na pauta). Na tribuna, o parlamentar não perdoou os líderes de bancadas.

“Quero comunicar esta Casa que eu e o vereador Marion vamos ir sim, por contra própria, assim que terminar a Ordem do Dia. Vamos pagar o dinheiro da gasolina se esse é um problema de Santa Maria. É com essa cabeça e cérebro que Santa Maria quer se desenvolver…”, bradou o parlamentar.

Sobrou também para quem fez a matéria informando sobre o custo que a viagem teria aos cofres públicos.

“Não tem o que fazer de notícia, vim fazer conta de pedágio. Mas estamos mal na foto!”, exclamou o vereador.

Todavia, o principal alvo da indignação foram mesmo os líderes de bancada que votaram contra a inclusão do pedido na Ordem do Dia.

“Quero agradecer quem não nos proporcionou essa viagem, essas cabeças que só pensam no próprio umbigo e não pensam no geral, porque se não tiver alguém que pensa alto a sociedade vai ficar do jeito que está, trocando seis por meia dúzia”, afirmou o vereador.

Logo após o discurso, Kaus e Mortari deixaram o Plenário e partiram para Brusque por conta própria. Na sede da Havan, eles pretendem entregar o abaixo-assinado e a moção de apoio para sensibilizar Hang a instalar uma unidade da loja em Santa Maria.

Mesmo não seguindo presente na Casa, Kaus continuou sendo o assunto ao longo da tarde.

“Todos nós somos a favor da instalação da loja, ninguém está discutindo a importância da Havan, e sim o fato de uma viagem ao Estado de Santa Catarina  idealizada pelo vereador João Kaus de última hora. Alguns vereadores entendem que o vereador Kaus poderia ter feito a entrega do abaixo-assinado quando o empresário Luciano Hang esteve aqui”, observa Daniel Diniz (PT), líder da bancada petista.

Algumas das críticas mais duras vieram do vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB). O socialista disse que é muito feio Kaus falar ‘abobrinha’ na tribuna e que caberia ao emedebista ter feito um ato em conjunto com os vereadores ao invés de sair sozinho em praça pública colhendo assinaturas.

“Pelo que vi o senhor está querendo tirar proveito da vinda desta firma. E não é assim que funciona. Quando o senhor Luciano esteve aqui em Santa Maria, por que o senhor não entregou o abaixo-assinado para ele?”, questionou Alemão do Gás.

O vereador Ovidio Mayer (PTB) também não perdoou Kaus e fez uma crítica ainda mais incisiva.

“Ele (Kaus) me chamou aqui de burro, louco e que não sabe o que está fazendo. Se ele tem o direito de dizer isso, eu tenho o direito de dizer que ele é um mentiroso. Ele disse que não pediu diária, só pediu dispensa para viajar, mas não é verdade, qualquer um da população de Santa Maria pode pedir o requerimento que ele encaminhou para a presidência e está lá ‘pedido de diária’. E ele vem aqui e diz que não pediu diária, mas que barbaridade”, declarou o petebista.

Embora a bancada tucana tenha se posicionado a favor da inclusão do pedido na pauta da sessão, Juliano Soares – Juba (PSDB) afirmou que votaria contra a realização da viagem com dinheiro público, caso tivesse ocorrido uma discussão no Plenário.

“Não posso concordar com uma viagem que custaria em torno de R$ 5 mil aos cofres do município”, alegou o tucano.

Juba ainda foi além e disse que não faz sentido nenhum entregar o abaixo-assinado, uma vez é fato notório que a empresa tem intenção de se instalar em Santa Maria e que tanto prefeito quanto vereadores e sindicatos apoiam a vinda da Havan.

A caminho de Brusque

Por volta das 21h30min dessa quinta, a reportagem do site recebeu uma mensagem de João Kaus, via WhatsApp. Confira na íntegra o pedido do vereador:

“Só quero te dizer que não preciso de diárias para fazer meu trabalho, quando entendo ser importante para a população. Estamos aqui no Restaurante Simonetti, na Tabaí-Canoas. Posta aí para seus leitores que vamos pagar até o último centavo. Eu e o vereador Mortari não deixaremos de fazer a nossa parte”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. somente para corraborar com este último comentário do Maurício; a maioria dos atuais legisladores municipais nem sabem qual o verdadeiro papel de um vereador; eles poderiam antes de serem diplomados no Parlamento municipal; fazerem uma espécie de cursinho preparatório; é muito constrangedor constatar que alguns deles não sabem nem interpretar uma Lei, Decreto, Portaria, etc.

  2. De todas as bancadas que já passaram pela Câmara de vereadores de Santa Maria, nestas 4 décadas que me entendo por gente, estes atuais vereadores (todos) são os piores representantes do povo de Santa Maria, espelhos da cidade.

    1. Concordo plenamente contigo Maurício! Quando me lembro que a cidade já teve um Renan Kurtz, um João Forgiarini, um Fernando Piluski; um Abdo Motecci; um Oswaldo Nascimento da Silva…esses atuais são verdadeiros “anões” parlamentares!

  3. Concordo com o que disse o vereador Diniz sobre o fato de o vereador Kaus poder ter entregue esta Moção de apoio a instalação da Havan quando o empresário Luciano Hang aqui esteve no mês passado. Além do mais; o que iria influenciar a vinda da empresa para Santa Maria se os edis fossem ou não para Brusque (sede da Havan)? Creio que a Câmara de Vereadores insiste em discutir assuntos no qual o município tem muito pouca ingerência. Nosso Parlamento poderia estar debatendo assuntos muito mais importantes para a nossa cidade; tais como a revisão do novo Plano Diretor por exemplo.

  4. E os vereadores terão um dia de trabalho descontado de seus salários? Como estão indo por sua própria conta, sem autorização da Câmara, não é uma viajem representar o poder legislativo local.

  5. Lembrando sempre que ‘brindes’ não podem ultrapassar o valor de 100 reais e solicitar vantagem indevida é corrupção passiva.

  6. “vamos pagar até o último centavo.”

    Seguramente que irão. Combustível, hotel, lanche no Simonetti e demais gastos.
    A população ficará atenta.

  7. Político oportunista já não me surpreende. E nós aqui, tentando de forma inglória separar o joio do trigo…

  8. Ficaram brabinhos, que tristeza!!! Depois dessa heróica viagem, não é de surpreender que saia um DVD; A BATALHA DE BRUSQUE!

    1. kkkkkkkkkkkkkkkk; Everton; essa foi show, kkk, a “Batalha de Brusque”, hehehe; e olha; não duvido que o João Kaus realmente faça esse DVD, kkkkkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo