PROJETO. Município e Estado assinam termo que garante recursos do “Educação Gaúcha Conectada”

PROJETO. Município e Estado assinam termo que garante recursos do “Educação Gaúcha Conectada”

PROJETO. Município e Estado assinam termo que garante recursos do “Educação Gaúcha Conectada” - prefeitura-educação

Solenidade de assinatura – pelo secretário de Educação e pelo prefeito de SM – ocorreu na tarde desta sexta, no Colégio Santa Maria

Por MAURÍCIO ARAUJO (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria e o Governo do Rio Grande do Sul assinaram, na tarde desta sexta-feira (29), o Termo de Cooperação que possibilita que o Estado adquira os equipamentos de informática e repasse-os aos municípios de Santa Maria e de Cachoeira do Sul, por meio do Projeto Educação Gaúcha Conectada. A solenidade ocorreu no Colégio Marista Santa Maria, onde aconteceu a 1ª Parada de Formação da Rede Municipal de Educação.

A assinatura do termo foi feita pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo secretário de Educação do Estado, Faisal Karam. O documento possibilita a compra de notebook educacionais, carrinho, armazenamento e recarga para os netbooks, kit Robótica Educacional para o Ensino Fundamental, acessórios, ferramentas e materiais didáticos para salas criativas nas escolas e formação de professores. Os equipamentos serão destinados a 23 escolas da Rede Municipal e a todas as escolas da Rede Estadual de Santa Maria.

“Vamos garantir a infraestrutura e transformar as práticas pedagógicas, com formação e capacitação, além dos materiais tecnológicos que chegarão às escolas”, disse o prefeito Pozzobom.

“Sem vocês, professores, não há transformação. Contamos com todos para que coloquem em prática os planos e desenvolvam ainda mais os seus trabalhos”, complementou o secretário de Educação do Estado, Faisal Karam.

Conforme a secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, o investimento total, incluindo Santa Maria e Cachoeira do Sul, chega a quase R$ 3 milhões.

O gerente do Departamento de Educação e Cultura do Branco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Conrado Leiras, também participou do evento. O banco apoia projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública, como o Programa de Inovação Educação Conectada.

Também participaram a diretora-presidente do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Lúcia Dellagnelo; a especialista em Formação da Fundação Itaú Social, Cláudia Petri; o vice-prefeito de Cachoeira do Sul, Cleber Cardoso; o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana; a vereadora Lucia Duartes, Tia da Moto; entre outras autoridades.

O PROJETO

Com o objetivo de fomentar o uso de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de Educação Básica, o BNDES promoveu uma chamada pública para apoiar projetos de incorporação de tecnologias digitais nas escolas. Todos os Estados puderam participar, em conjunto com um ou dois de seus municípios (faixa I – cidades que têm entre 20 e 59 escolas; e faixa II – entre 60 e 150 escolas). Após definirem os municípios, os Estados escolheram suas cidades (Santa Maria e Cachoeira do Sul pelo Rio Grande do Sul) e, por fim, o Estado foi sorteado em primeiro lugar na Região Sul, à frente do Paraná e de Santa Catarina.

ESCOLAS CONTEMPLADAS

EMEF Antônio Gonçalves Do Amaral

EMEF Rejane Gervine

EMEF Irmão Quintino

EMEF Lívia Menna Barreto

EMEF Aracy Barreto Sacchis

EMEF Castro Alves

EMEF Euclides Da Cunha

EMEF Perpétuo Socorro

EMEF Pinheiro Machado

EMEF Altina Teixeira

EMEF Zenir Aita

EMEF Alfredo Winderlich

EMEF São João Batista

EMEF Vicente Farencena

EMEF Júlio Do Canto

EMEF Nossa Senhora Da Conceição

EMEF Ione Parcianello

EMEF Padre Gabriel Bolzan

EMEF Maria De Lourdes Castro

EMEF Hylda Vasconcellos

EMEF Diácono João Luiz Pozzobon

EMEF Adelmo Simas Genro

EMEF Chácara Das Flores

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *