CIDADE. Gastos com educação, alimentação e ainda combustível puxam alta da inflação: 0,51% em março
Da Assessoria de Comunicação da Faculdade Franciscana, com imagem de Reprodução
O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em março +0,51% mantendo-se estável ante fevereiro +0,51% e janeiro +0,82%. No ano, a variação 1,28% e nos doze meses, 4,65%. Gastos com educação, alimentação e combustíveis puxam a alta.
O grupo que mais impactou na composição do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, foi a educação, com uma inflação registrada de +2,88%, tendo como causa principal os aumentos dos valores dos cursos de pré vestibular (+7,5%), das taxas de documentos escolares (+6,2%) e das mensalidades de cursos de 2º grau (+3,6%). Entre os itens que apresentaram variação negativa de preços no período estão os uniformes escolares (-3,6%),lápis e caneta (-3,5%) e álbuns de fotografia (-3,2%). Espera-se que para os próximos meses as variações na inflação do grupo sejam minimizadas devido ao período entre as matrículas, onde não são registrados aumentos nas mensalidades escolares.
O grupo alimentação, em março, variou em +1,17%. Este resultado é atribuído a questões de sazonalidade e climáticas. Destaques para aumento de itens como…”
CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ÍNDICE DO CUSTO DE VIDA DE SM
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.