CIDADE. Gastos com educação, alimentação e ainda combustível puxam alta da inflação: 0,51% em março

CIDADE. Gastos com educação, alimentação e ainda combustível puxam alta da inflação: 0,51% em março

CIDADE. Gastos com educação, alimentação e ainda combustível puxam alta da inflação: 0,51% em março - custo-de-vida

Variação e contribuição do Índice do Custo de Vida de Santa Maria em março de 2019, para cada grupo incluído no levantamento

Da Assessoria de Comunicação da Faculdade Franciscana, com imagem de Reprodução

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em março +0,51% mantendo-se estável ante fevereiro +0,51% e janeiro +0,82%. No ano, a variação 1,28% e nos doze meses, 4,65%. Gastos com educação, alimentação e combustíveis puxam a alta.

O grupo que mais impactou na composição do Índice do Custo de Vida de Santa Maria, foi a educação, com uma inflação registrada de +2,88%, tendo como causa principal os aumentos dos valores dos cursos de pré vestibular (+7,5%), das taxas de documentos escolares (+6,2%) e das mensalidades de cursos de 2º grau (+3,6%). Entre os itens que apresentaram variação negativa de preços no período estão os uniformes escolares (-3,6%),lápis e caneta (-3,5%) e álbuns de fotografia (-3,2%). Espera-se que para os próximos meses as variações na inflação do grupo sejam minimizadas devido ao período entre as matrículas, onde não são registrados aumentos nas mensalidades escolares.

O grupo alimentação, em março, variou em +1,17%. Este resultado é atribuído a questões de sazonalidade e climáticas. Destaques para aumento de itens como…”

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ÍNDICE DO CUSTO DE VIDA DE SM



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *