CULTURA. Feira do Livro será lançada nesta segunda, inclusive com apresentação da campanha publicitária

CULTURA. Feira do Livro será lançada nesta segunda, inclusive com apresentação da campanha publicitária

CULTURA. Feira do Livro será lançada nesta segunda, inclusive com apresentação da campanha publicitária - feira-do-livro

Maurício Corrêa Leite, Humberto Gabbi Zanatta e Pedro Brum Santos: paraninfo, escritor homenageado e professor homenageado

Da Assessoria de Imprensa da Feira do Livro, com montagem sobre fotos de Robson Lima/AIPV (*)

A Feira do Livro de Santa Maria tem lançamento na noite de 8 de abril no Santa Cultura Café (anexo ao MASM) a partir das 19h. Na ocasião, estarão presentes o Professor Homenageado, bem como familiares do Escritor Homenageado da edição 2019. Também será conhecida a campanha publicitária desta 46ª edição, elaborada por acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana, além de algumas atrações do Livro Livre. A Feira vai de 26 de abril a 11 de maio na Praça Saldanha Marinho, das 13h às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h.

O Patrono é Maurício Corrêa Leite, um promotor de leitura, arte e educador brasileiro. É um dos idealizadores do projeto Malas de Leituras, apoiado pela UNICEF e pela Universidade Solidária de Brasília, que estabeleceu um método eficiente de formação de leitores. Desde o ano 2000 leva as Malas de Leitura para países lusófonos como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Portugal. Desde 2017 participa dos 16 dias da Feira do Livro de Santa Maria, como convidado e incentivador de leitura.

O professor homenageado é Pedro Brum Santos, professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Desde 1990 conta com quase quatro dezenas de publicações, entre livros, capítulos de livros e artigos de caráter acadêmico. Figuram nesse conjunto títulos de obras sobre autores santa-marienses como Felippe D’OliveiraPrado VeppoMemórias, de João Daudt Filho e a  Cronologia Histórica de Santa Maria e do antigo município de São Martinho  de Romeu Beltrão.Na Feira do Livro de 2019, assina a reedição da Obra completa de Prado Veppo, pela Editora da UFSM.

O escritor homenageado é Humberto Gabbi Zanatta.  Autor de mais de 20 livros publicados de forma individual ou em antologias de poesia, crônicas e contos, além de vários títulos na  literatura infantil, com destaque para a versão de A Lenda de Imembuy para a criançada e A Fubica da Vovó, que será lançada em CD na edição deste ano. Zanatta também foi compositor de uma centena de músicas, vencedoras e premiadas em festivais nativistas do Rio Grande do Sul e Paraná. Algumas se tornaram clássicas como Tropa de Osso, Minuano  e Não Podemo S’Entregá Pros Home. Faleceu em dezembro de 2018.

LANÇAMENTO DA FEIRA DO LIVRO 2019

Segunda, 8 de abril, 19 horas

Santa Cultura Café –  Av. Presidente Vargas, 1400

Site: www.feiradolivrosm.com.br (a partir da noite de 8 de abril) /face: feiradolivrosm /twitter: @feiradolivrosm

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, UFSM, UFN – Universidade Franciscana  e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

(*) A assessoria de Imprensa da Feira do Livro é feita por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFN, tendo como professor responsável o jornalista Bebeto Badke



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *