SAÚDE BUCAL. “Sorria Santa Maria” atende mais de 60 pacientes neste sábado, na segunda edição do ano
Por ANA BITTENCOURT (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A segunda edição do Sorria Santa Maria em 2019 atendeu 69 pacientes durante o sábado (13), no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura.De acordo com a coordenadora do projeto, Patricia Campagnol, das 94 pessoas agendadas para receberem atendimento, 25 deixaram de comparecer. No entanto, 34 pacientes compareceram espontaneamente e foram atendidos em novas consultas. Os outros 35 deram continuidade aos tratamentos já iniciados. O mutirão é realizado por dentistas da rede pública do Município que oferecem procedimentos de Atenção Básica em Saúde Bucal a pacientes pré-agendados e ocorre uma vez por mês.
Cumprindo os compromissos da agenda, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin estiveram no CEO no início da manhã, para cumprimentar as equipes e os usuários do serviço. O secretário de Saúde, Franscisco Harrisson, e o superintendente da pasta, Guilherme Ribas, acompanharam a visita.
“Mesmo com muitos compromissos durante o fim de semana, nós fazemos questão de passar aqui pelo Centro de Especialidades Odontológicas para cumprimentar nossos servidores que se dedicam a esse projeto. O Sorria Santa Maria está cumprindo um dos nossos principais compromissos de governo, que é cuidar da Saúde”, afirmou o chefe do Executivo.
As ações foram realizadas por residentes e estagiários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN), além de profissionais do Município, totalizando 25 pessoas envolvidas nos atendimentos.
Além dos atendimentos odontológicos, a equipe da Unidade Móvel do Município também esteve presente realizando atendimentos de enfermagem, como testes rápidos e verificação de glicose e de pressão arterial aos pacientes agendados. Na sala de espera, houve atividades de promoção de saúde, desenvolvidas pelo Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), da UFSM.
As atividades do foram realizadas pelos terapeutas Jana Gonçalves e Elaine de Oliveira Vieira Caneco, nas Barras Access. No Reiki, o atendimento foi oferecido por Édila Maria Bisognin Cantareli, Tania Elisete Malheiros dos Santos, Mari Angela Forgiarini e pelo coordenador do LAPICS, professor doutor Marcio Rossato Badke, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. No total, 40 terapias foram realizadas.
O Sorria Santa Maria é realizado uma vez por mês. Para a primeira consulta, o paciente deve ir até o CEO (Avenida Borges de Medeiros, nº 804) e deixar o nome em uma lista de espera.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.