SAÚDE. Campanha de vacinação contra gripe inicia quarta pelas gestantes e por crianças de até 6 anos
Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria se preparam para a campanha de vacinação contra a gripe. Para isso, é preciso ficar atento ao calendário do Ministério da Saúde. A partir desta quarta-feira (10), gestantes e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos podem procurar os locais. A ênfase a esses grupos se dá porque, em 2018, o Ministério da Saúde não alcançou 90% desses públicos-alvo. No ano anterior, no Município, foram imunizadas 2.293 gestantes e 10.352 crianças. A segunda fase de vacinação contra a gripe se dá de 22 de abril a 31 de maio para todos os grupos recomendados. Em 4 de maio, sábado, é o Dia D, quando todas as salas de vacinas de Santa Maria estarão abertas, das 8h às 17h. É importante que as pessoas portem a carteirinha de vacinação ou justificativa médica para doentes crônicos.
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Em 2018, 86,33% pessoas dos grupos recomendados foram vacinadas em Santa Maria. O maior problema da influenza são as complicações como otites e pneumonias, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.
“A prevenção por meio da vacina tem resultados muito positivos. A campanha tem por objetivo reduzir complicações, internações e mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus influenza”, afirma a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura.
O Município já recebeu, via 4ª Coordenadoria Estadual de Saúde (4ª CRS), 18% das doses contra a gripe. Esse percentual está sendo encaminhado proporcionalmente para cada unidade, conforme os números de vacinas realizadas na campanha de 2018. Mais doses serão liberadas nas próximas semanas.
Para garantir a manutenção das doses, foram readequadas 55% da Rede de Frio de Imunobiológicos com a aquisição de refrigeradores específicos para as salas de vacinas. Por meio de emenda parlamentar, foram adquiridas 15 câmaras para conservação de vacinas e distribuídas para 15 Unidades. Atualmente, o Município conta com 27 unidades com sala de vacina.
Fique atento
– De 10 a 22 de abril: vacinação para gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
– De 22 de abril a 31 de maio: vacinação para todos os grupos recomendados
– 4 de maio: Dia D, das 8h às 17h
Grupos recomendados
– Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo)
– Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
– Trabalhadores da saúde
– Povos indígenas
– Idosos
– Professores de escolas públicas e privadas
– Pessoas com morbidades e outras condições clínicas especiais
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade…”
PARA VER DIAS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO NA CIDADE E NO INTERIOR, CLIQUE AQUI
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.