Arquivo

É ilegal, mas… Quase 300 políticos com mandato têm rádios e TVs. Inclusive um governador

A lei, ora a lei. Pra quê? Pelo menos para os donos da mídia ela não vale. Tanto que inclusive um governador controla um veículo de comunicação eletrônica – nunca é demais lembrar, concessão pública. Isso sem falar nos prefeitos, deputados e senadores que, somados, alcançam quase três centenas.

 

De tempos em tempos surgem levantamentos a respeito. Que não levam a nada, exceto à contemplação e devaneio. Nada mais. Mas é importante saber, ainda assim, nem que seja para não ser enganado quando alguém fala que isso não existe. A propósito, acompanhe reportagem divulgada pelo sítio Espaço Vital. A seguir:

“Saite revela o mapa do controle da mídia no Brasil

 

A Rede Globo controla quantos canais de televisão? O senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello é proprietário de quantos veículos de comunicação? Essas e outras informações podem ser encontradas no saite Donos da Mídia, que disponibiliza a maior base de dados do mercado de comunicação do País. “Isso sempre foi um arquivo fechado. Os veículos de comunicação não informavam o público sobre o seu próprio mercado”, diz o coordenador do projeto, James Görgen.

A divulgação foi feita ontem (15) pelo saite Comunique-se, em texto do jornalista Sérgio Matsuura. Ele conta que como “resultado de 20 anos de pesquisa, a divulgação desses números faz parte da terceira fase de um projeto iniciado pelo jornalista Daniel Hertz, morto em maio de 2006″.


Segundo Görgen, ela só foi possível por causa dos avanços tecnológicos, que permitiram a automatização do banco de dados.Uma das questões levantadas pelo estudo é a participação de políticos como proprietários de…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da notícia “Saite revela o mapa do controle da mídia no Brasil”, publicada pelo sítio Espaço Vital.

Vale a pena conferir também o sítio Donos da Mídia. Para tanto, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo