EducaçãoTrabalho

EDUCAÇÃO. Sindicatos contra a contratação temporária de docentes federais

Não é apenas o repúdio à Medida Provisória 520, que cria a empresa estatal gestora dos hospitais universitários, que mobiliza os sindicatos de alguma maneira relacionados ao ensino. Também a MP 525, esta assinada pela presidente Dilma Rousseff (a outra foi chancelada por Lula) preocupa as lideranças dos trabalhadors.

O que é esta medida e o que pensam os sindicalistas você acompanha no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. A reportagem é do jornalista Fritz R. Nunes. A seguir:

 “Sindicatos criticam medida que precariza trabalho docente

A indignação cada vez aumenta mais com as medidas em série que o governo federal tem tomado e que trazem efeitos danosos à universidade e ao trabalho docente. Depois da MP 520, que abriu as portas para a privatização dos Hospitais Universitários, agora é a vez da MP 525, assinada por Dilma Rousseff, no último dia 14 de fevereiro, que permite a contratação temporária de docentes para preencher vagas de novos cursos, criados a partir do programa de expansão (REUNI).

A contratação através da CLT e não por concurso ocasionará, entre outras perdas, o não direito ao gozo de férias, um salário menor e a não inclusão no quadro de carreira do restante do magistério. Conforme o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, o ANDES-SN já estuda medidas para barrar mais esse ataque, que não é apenas contra os professores, mas também contra a universidade e contra a população que almeja um ensino de qualidade e não precarizado.

Acompanhe a opinião de alguns outros sindicatos sobre esse tema:

ASSUFSMEloiz Cristino, que faz parte da coordenação geral do sindicato dos servidores da UFSM (ASSUFSM), avalia que o governo está fazendo uma reforma administrativa da universidade por etapas. Segundo ele, ações tomadas por Medida Provisória, como são os casos da MP 520 e da MP 525 “estão na contramão da luta dos trabalhadores…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo