CulturaEstadoMemória

MEMÓRIA. Morre Antonio Augusto Fagundes. Velório vai começar às 8 da manhã e ocorre no Palácio Piratini

Antoni Augusto Fagundes: uma importante figura da cultura e da história do Rio Grande do Sul
Antonio Augusto Fagundes: uma importante figura da cultura e da história do Rio Grande do Sul

A pedido e por sugestão do governador José Ivo Sartori, o corpo do historiador, folclorista e estudioso das coisas gaúchas, além de poeta e apresentador de rádio e televisão, Antonio Augusto Fagundes, será VELADO  no Palácio Piratini, a partir das 8 da manhã. O horário e o local do sepultamento ainda seguem indefinidos.

Nico, como era mais conhecido, morreu agora à noite, no Hospital Ernesto Dornelles, na capital. Era o decano de uma família ligada às coisas do Rio Grande e uma figura da cultura do Estado e, como tal, merece amplo espaço nos portais de internet e demais veículos de comunicação. A seguir, você confere o material, pra lá de amplo, publicado no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Divulgação. Acompanhe:

Morre aos 80 anos o tradicionalista Nico Fagundes

Morreu na noite desta quarta-feira (24) o folclorista, poeta, historiador e apresentador Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes. Ele tinha 80 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. O óbito foi constatado às 21h10 na UTI do hospital, informou a instituição.

Nico Fagundes foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura gaúcha, vestimenta, dança e culinária. Suas letras e canções já foram gravadas por dezenas de músicos. Graças a ele, o Rio Grande do Sul tem clássicos como o “Canto Alegretense” e “Origens”.

O folclorista ficou conhecido como o apresentador do Galpão Crioulo, programa da RBS TV que comandou por 30 anos. Nesse período, mais de 1,5 mil edições foram ao ar. Em 2012, se despediu da atração, que passou a ser apresentada por seu sobrinho, Neto Fagundes, e Shana Müller

“Eu me sinto um veterano em fim de carreira, um veterano realizado. O que eu posso querer mais em termos de televisão?”, disse em entrevista na época.

Em 4 de novembro de 2014, Nico completou 80 anos. Para homenagear o artista, três fotógrafos amigos dos Fagundes selecionaram imagens que marcaram a trajetória da família e montaram uma exposição. Segundo Djuliane Rodrigues, a ideia era fazer a mostra apenas com imagens de Nico. Entretanto, foi difícil separá-lo da família…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo