PREÇOS. Inflação santa-mariense foi de 0,55% em abril. Nos primeiro quadrimestre índice alcança 1,25%
Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana, com imagem de Reprodução
O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, variou em +0,55% em abril, ante +0,51% no mês de março. No ano, a variação foi de 1,25% e nos últimos 12 meses, 4,53%. O resultado é decorrente da variação nos grupos de transporte e alimentação, e o subitem de combustíveis.
O grupo alimentação em abril variou em +1,03%. Este resultado é atribuído a questões de sazonalidade e climáticas. Destaques para aumento de itens como galinha inteira (+19,4%), queijo tipo muzzarela (+16,7%), carne de boi com osso (+16,6%), repolho (+16,4%) e fruta bar (+16,0%). Além disso, houve quedas de preços nos itens como Caqui (-15,1%), água mineral (-15,3%), balas e assemelhados (-17,2%), peixe (-17,4%) e arroz comum (-20,2%).
O transporte foi o grupo que mais variou entre os grupos pesquisados pela pesquisa de preço, alta de +2,68%. Este resultado está concentrado no sub grupo combustíveis, como preço da gasolina especial (+10,3%), preço da gasolina comum (+6,2%), preço do álcool combustíveis (+4,4%) e preço do diesel (+2,7%)…”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.