EducaçãoTrabalhoUFSM

EDUCAÇÃO. Sindicato docente desgosta de posição do reitor da UFSM sobre MP 525

Atenção, não é a Medida Provisória 520 – esta trata da criação da empresa gestora dos hospitais universitários. O que descontenta a presidência da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, exercida pelo professor Rondon de Castro, é a posição do reitor Felipe Muller em relação a outra MP, a 525.

Mas sobre o que é a Medida Provisória, a posição do reitor e o que pensa o dirigente sindical, acompanhe o material produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm. O texto é do jornalista Fritz R. Nunes. A seguir:

Sindicato lamenta posição da reitoria sobre MP 525

É estranho que o reitor da nossa UFSM se posicione a favor da Medida Provisória (MP) 525, que precariza as relações de trabalho na universidade, cria distinções absurdas – e injustas – entre docentes e que provoca ainda mais a redução da qualidade do ensino. É dessa forma que o presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, avalia a posição do reitor da UFSM, professor Felipe Müller, que se mostrou favorável a mais essa medida provisória editada pelo governo Dilma, na última segunda-feira, 14.

Em entrevista à assessoria de imprensa da SEDUFSM, o reitor disse que não é a favor de ter professor substituto na instituição, pois o ideal seria que todos fossem concursados. Porém, afirmou, é melhor ter um professor temporário, em situações excepcionais, do que não ter professor para ministrar aula aos alunos. Segundo ele, é justamente o fato de se poder contratar um docente, ainda que temporário, é que vai garantir que a expansão continue sendo feita com qualidade. Para Müller, a UFSM será pouco atingida na questão da MP, pois para o primeiro semestre, todas as vagas de cursos da expansão já estariam preenchidas por concursados.

Rondon de Castro, presidente da SEDUFSM, lamenta que o reitor justifique a contratação de docentes temporários como uma suposta solução para a qualidade do ensino.  “Isso é falacioso: esses novos contratos com substitutos mantêm vínculos precários com os docentes e não podem sequer serem comparados com o alcance e responsabilidade previstos para o trabalho dos docentes efetivos. O que a MP prevê é mera ilusão, não resolvendo e jogando uma cortina de fumaça nos verdadeiros…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. O que são velhos vícios e discursos? Defender a universidade pública e gratuita de ataques governamentais e da iniciativa privada, ávida pela entrega do patrimônio público? defender o ensino, pesquisa e extensão como base da universidade como banco de conhecimento? Defender o atendimento das demandas da sociedade e não a do mercado? Defender os interesses nacionais e não de empresas estrangeiras? Defender uma sociedade mais justa? Sim, tudo isso está sendo ameaçado pelos ataques desse governo, que tem encontrado eco no interior de nossa UFSM. E isso não é moderno, fique claro, mas é o que o Banco Mundial destinou como meta para o Brasil… O neoliberalismo é perverso e impõe sacrifícios aos que se submetem. O desmonte de uma universidade crítica é parte de um plano maior, de dominação econômica e política.

  2. Felipe Müller é um Reitor moderno, qualificado, com capacidade de enxergar além da ponta do nariz e não se render a antigos vícios e discursos.

    Tem moral de sobra para enfrentar interesses corporativos e direcionar a UFSM no sentido dos interesses maiores da sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo