ARTIGO. Jorge Pozzobom, os 122 anos da Cacism e o que esta entidade empresarial realiza por Santa Maria

ARTIGO. Jorge Pozzobom, os 122 anos da Cacism e o que esta entidade empresarial realiza por Santa Maria

ARTIGO. Jorge Pozzobom, os 122 anos da Cacism e o que esta entidade empresarial realiza por Santa Maria - jorge-artigoMuito obrigado pela parceria, Cacism!

Por JORGE POZZOBOM (*)

Hoje, eu gostaria de usar este espaço, geralmente explorado para falar e destacar ações de Governo, realizações e conquistas para Santa Maria, para parabenizar uma entidade. No próximo dia 29 de junho (sábado), a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Santa Maria (Cacism) completa 122 anos de fundação.

Para celebrar esta data, será realizado, nesta terça-feira, o tradicional jantar dos destaques empresariais, uma ocasião em que a Cacism reconhece e premia os agentes que movimentam a economia da nossa cidade. Mas, agora, na condição de prefeito, eu é que faço questão de agradecer à aniversariante por tudo que ela fez e ainda faz pelo desenvolvimento de Santa Maria.

O que torna a Cacism tão grande e tão importante para a nossa comunidade é o fato de que ela, desde o início das suas atividades, lá em 1897, nunca se limitou em ser “apenas” uma entidade representativa de classe. Fazer mais, participar mais, contribuir mais sempre foram ideais dos dirigentes desta entidade e que seguem, cada vez mais vivos, hoje muito bem representados na figura do atual presidente Rodrigo Décimo. A Cacism está ao lado e apoia não a Prefeitura ou a figura do prefeito, mas, sim, a cidade de Santa Maria. A Cacism é a favor de Santa Maria. E, para exemplificar isso, eu quero citar três exemplos bem pontuais.

O Aeroporto Municipal é uma bandeira importantíssima para o desenvolvimento da nossa cidade e de toda a Região Central. Por isso, é, naturalmente, um tema tão caro à Cacism, que esteve empenhada em todo o processo de municipalização da área e continua mobilizada e trabalhando muito, ao lado da Administração Municipal, pelo projeto de ampliação do aeroporto.

O segundo ponto a ser destacado é um ato, que pode até parecer singelo, mas que demonstra a solidariedade da entidade àquilo que é importante para Santa Maria. Conhecedora dos entraves burocráticos que, infelizmente, emperram alguns processos dentro do Poder Público, a Cacism doou à Prefeitura o projeto executivo de engenharia para a conclusão do trecho II e início do trecho III da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, contribuindo, assim, de maneira decisiva para que essa importante obra avance e que os recursos recuperados, a muito custo pela atual gestão junto ao Governo Federal, não sejam perdidos. Talvez, a finalização dessa via nem represente um ganho financeiro direto aos associados da CACISM, mas é um projeto fundamental para a cidade. Logo, é importante para a entidade também.

Por fim, eu faço questão de ilustrar justamente com aquela realização que, certamente, melhor representa a Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Santa Maria junto à comunidade: a Feisma, a Multifeira de Santa Maria. Idealizada e brilhantemente executada pela Cacism, a Feisma, que tem como presidente Luiz Fernando Pacheco, reúne e coloca, dentro de um espaço singular criado no Centro Desportivo Municipal (CDM), aquilo que Santa Maria tem de melhor em diversos setores, a partir de diversas iniciativas.

Andando pelos corredores da Feira é como se estivéssemos vivenciando uma cidade ideal, uma cidade onde destacam-se os aspectos positivos. Pois é justamente isso que a Cacism faz: desperta o que Santa Maria tem de melhor. Não apenas na Feisma, mas, sempre, desde a sua criação, há 122 anos. E tomara que continue assim por mais muitas décadas, muitos séculos.

Muito obrigado pela parceria, Cacism. Nós, santa-marienses, agradecemos.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A foto (de divulgação) que mostra a entrega do documento de doação do projeto executivo de engenharia para a conclusão do trecho II e início do trecho III da Perimetral Dom Ivo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *