BASTIDORES. Ataque cibernético à Câmara, destino da demista, Vanderlei solta o verbo contra o governo…
Por MAIQUEL ROSAURO (com foto de Allysson Marafiga), da Equipe do Site
A Câmara de Vereadores de Santa Maria sofreu um ataque cibernético esta semana. Hackers invadiram um dos servidores e criptografaram uma grande quantidade de arquivos utilizados em processos do Parlamento. Para desbloquear o acesso aos dados, os criminosos exigiram bitcoins (criptomoeda usada como forma de dinheiro eletrônico). De imediato, o Legislativo registrou uma ocorrência policial.
“Por orientação da Polícia, não estabelecemos um diálogo (com os hackers). A única medida que tomamos foi reestabelecer o servidor com os dados que tínhamos armazenado”, explica o secretário Geral da Câmara, Rodrigo Moura.
O ataque externo ocorreu na quarta-feira (29). Na manhã de sexta (31), funcionários do Parlamento distribuíam manualmente o backup dos arquivos para os setores da Câmara via HDs externos.
Sem danos
Conforme Rodrigo Moura, a Câmara não teve uma perda significativa de arquivos. Como já foram registrados ataques semelhantes no passado, o Legislativo sempre faz backup dos documentos, além do armazenamento físico.
O inverno está chegando
O vereador Vanderlei Araujo (PP) não se manifesta com frequência na tribuna. Mas quando ele sobe no púlpito, os parlamentares largam seus smartphones e ninguém pisca, pois sabem que o progressista não poupa ninguém. Não foi diferente na terça (28), quando ele distribuiu críticas às secretarias de Saúde e Infraestrutura, e até ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Araujo disse que a saúde do município está à margem de uma crise devido à mudança de clima.
“Estamos à beira de um colapso. O inverno está chegando. As pessoas que mais sofrem, crianças e idosos, hoje estão com muita dificuldade para conseguir atendimento em unidades de saúde do município porque faltam médicos”, afirma.
Vergonha
Em relação à Infraestrutura, Araujo disse que se sente cansado, incapaz e envergonhado de ir até a sede da pasta, uma vez que seus pedidos não são atendidos.
Pré-campanha?
O vereador também afirmou que há futuros pré-candidatos com mais poder que os vereadores, uma vez que estariam logrando louros de obras feitas pelo Executivo.
Dois
Em relação a Pozzobom, Araujo disse que o prefeito é mal assessorado. Esta é foi a segunda vez, esta semana, que um vereador registrou um apontamento neste sentido. A primeira foi Deili Silva (PTB).
Discussão política
A reunião do Democratas sobre o futuro da secretária adjunta de Cultura, Marcia Teston (DEM), na sigla, não ocorreu na manhã de sexta-feira (31), conforme o site havia divulgado. Mas será em breve, garantiu um graúdo democrata. O encontro terá a presença apenas entre dirigentes do partido e Marcia, sem membros do governo.
“Será uma reunião político-partidária para verificar o que está acontecendo com a filiada Marcia Teston. Será realizado em outro momento e ainda será marcado com ela”, explicou a fonte do site.
‘DEMscontente’
Lideranças do DEM estão descontentes com algumas situações que envolvem Marcia, como, por exemplo, a sua participação na festa de lançamento do Cidadania, em 23 de abril, no Centro de Tradição e Folclore Os Nativos.
“Ela não segue e não tem seguido as diretrizes do partido. Ninguém pode se sobressair e se colocar acima do partido. Vamos sentar e ter uma conversa política, ver o que ela tem feito e o que pretende. Se tiver concordância, bom seguimos em frente. Se não tiver, cada um segue o seu caminho”, finaliza a fonte.
Ransomware. Alguém andou abrindo um e-mail/arquivo anexado que não deveria.
Assessoria de Cladistone não colabora com a reeleição de certos vereadores coisa que não acontece com outros pré-candidatos? Que absurdo! Nunca se viu isto! O mais hilário é que fazem discurso ‘sentando a lenha’ no prefeito como se alguém ‘desse bola’ para algum discurso no Casarão da Vale Machado, kuakuakuakuakuakuakua!