CinemaCulturaHistóriaMemória

MEMÓRIA. Estreia ’Depois do Fim’, sensível filme que relembra os áureos tempos da ferroria no Rio Grande

Por MELINA GUTERRES (com fotos de Divulgação), da Rede Sina – Comunicação Fora do Padrão

“Um velho comandante de trens revisita estações e percorre linhas de ferro, buscando vestígios da era de ouro das ferrovias brasileiras. Com o som tonitruante dos trens, que se torna recorrente na memória do velho maquinista, cria-se uma narrativa que lança o espectador em um tempo paralelo, próprio do personagem, entre o apogeu e decadência das ferrovias, em uma reflexão sobre os ininterruptos ciclos da vida, com inícios, fins e recomeços.”

Alvaro de Carvalho Neto assim define o seu filme que pré-estreia nesta quinta, 20, em Santa Maria e Porto Alegre e tem estreia nacional dia 27. O longa documental Depois do fim, indicado pela Ancine para o 75º Festival de Veneza e o 34º Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), faz um paralelo com a finitude da vida e abandono do patrimônio material e imaterial, buscando conectar públicos de diferentes gerações.

O filme é baseado nas memórias de Evaristo de Moraes, um ex-ferroviário, comandante de trem, personagem nonagenário que vive entre memórias e ruínas, e relembra o período áureo do mais importante meio de transporte terrestre do século XX. Ao revisitar o passado, o personagem traça um paralelo entre a história de abandono das ferrovias e sua própria história, e conclui: “como pra tudo, o fim chegou.”

Depois do fim apresenta, em movimento, imagens antigas do Rio Grande do Sul captadas por Eduardo Hirtz em 1909, não lida com narrações descritivas, mas com muita sensibilidade, traz uma visão poética e reflexiva do abandono em diversos recantos do Rio Grande do Sul, entre as fronteiras do Uruguai e Argentina, onde o trem fez história no sul do país.

Conta ainda com Arcolau Bender, que poeticamente, através do olhar do diretor, se torna um sensível ícone de finitude do patrimônio e da vida.

Em Santa Maria, o filme será exibido no Arcoplex do Royal Plaza Shopping, numa sessão para equipe, convidados e público geral. É possível comprar ingressos antecipados.

Aqui você confere o trailer do filme:

 

“Depois do fim” está em cartaz nos seguintes cinemas:

Santa Maria

20 a 26 de Junho – 21h20

Arcoplex Royal Plaza Shopping (Av. Nossa Senhora das Dores, 305. Dores)

Porto Alegre:

20 a 26 de junho – 19h – Exceto segunda-feira (24)

Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mário Quintana na nova sala Eduardo Hirtz (Rua das Andradas, 736, Centro Histórico)

São Paulo:

27 de junho a 3 de julho – Horário a confirmar

Petra Belas Artes (Rua da Consolação, 2423, Consolação)

SINOPSE

Ao refletir sobre a vida, aos 90 anos, o ex-comandante de trem Evaristo recorda a sua trajetória nas ferrovias. Em meio às ruínas, ciclos de lembranças e lapsos de memória reconhece a decadência das ferrovias e a iminente finitude.

PARA CONFERIR OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo