EducaçãoPrefeitura

EDUCAÇÃO. Leia a íntegra do manifesto lançado ontem por professores – com criticas severas ao governo municipal

Antes mesmo do início do seminário “Educação em Foco” (leia nota imediatamente anterior, abaixo), promovido pela entidade, o Sindicato dos Professores Municipais divulgou um manifesto. São palavras fortes, para dizer o mínimo, contendo críticas à administração da comuna, no que toca especificamente à educação.

No final do texto, há até uma velada ameaça: o ano letivo vai começar “como e quando a categoria assim decidir”. Para saber o que os docentes, por suas lideranças, disseram, confira o manifesto lido ontem, pouco antes da primeira palestra prevista para o Seminário. Ele é publicado a seguir, na íntegra:

“Pedimos desculpas ao senhor palestrante por atrasar em alguns minutos o início de sua palestra, mas em assembleia foi decidido que não poderíamos perder a oportunidade onde encontram-se reunidos centenas de professores da rede municipal de ensino para declarar o nosso repúdio em relação às declarações publicadas na imprensa no dia 26 de fevereiro referentes a educação, onde diz que chegou o fim a era dos atestados eternos, como se esse fosse o grande problema da educação em Santa Mari,a e ainda ameaças com demissões de servidores e professores aprovados em concurso público. Nos choca o fato de ouvir tudo isso de uma educadora.

Que tempos são esses? Voltamos ao tempo do “escreveu não leu o pau comeu”? Pensamos que os anos de chumbo estavam pra sempre enterrados, mas parece que não… Naquele tempo vivia-se da esperança de que tudo fosse melhorar.

É muito triste e principalmente uma humilhação sem tamanho abrir o jornal e ler uma notícia que leva a sociedade a crer que somos um bando de desocupados que se esconde atrás de atestados e licenças para não trabalhar.

É por isso que temos um dos salários mais baixos da região e o piso ainda não foi implantado no município? Quando em campanha, o prefeito prometeu implantar o piso nacional e agora se esconde atrás de uma medida cautelar, quando em outros municípios ele já foi implantado.

É por isso que vamos iniciar o ano letivo de novo com número de professores insuficiente? Com escolas sem merendeira, sem agente administrativo, sem auxiliar de serviços gerais?

Esse “bando de desocupados” está acostumado a, além de suas tarefas como educadores, cozinhar, limpar banheiro, fazer boletins, histórico escolar e um número sem fim de outras atividades que não são de sua competência. Mas que se ninguém fizer a escola para. Se continuar assim, no final do ano teremos mais escolas abaixo do IDEB.

A quem estão querendo enganar com a nomeação de 80 professores? A comunidade pode não perceber, mas nós somos bem informados e sabedores de que este número é apenas uma substituição daqueles colegas que se aposentaram, exoneraram ou faleceram. 

É por isso que o ano letivo vai iniciar sem professores e estagiárias nas EMEIS? Se realmente o município não tem obrigação legal de atender os menores de 4 anos, tem a obrigação moral de atendê-los. São filhos das famílias mais pobres que precisam trabalhar e não terão onde deixá-los.

Em reunião com as direções das escolas, várias promessas foram feitas, como o trabalho de uma comissão de obras e serviços, corte de gramas, pinturas. Por que só agora isto está sendo feito? O governo começou em janeiro de 2009 e não de 2010.

O fato de ter sido dado a cada escola um computador seria ótimo, se os professores tivessem tempo para usá-los; mas este governo que criticou o anterior também não viabilizou o horário de planejamento dos professores até agora. E isto é uma ilegalidade, pois consta na lei desde 2003. Isto pra não falarmos das escolas que nem podem ligar os computadores porque a rede elétrica não comporta.

Outro discurso bonito, mas que não nos engana é a escola de tempo integral, que nada mais é que um programa do governo federal chamado Mais Educação que seria implantado com qualquer governo que aqui estivesse.

É assim que vamos alcançar a excelência em educação, como quer o senhor prefeito?

Por tudo isso é que o ano letivo vai começar. COMO E QUANDO A CATEGORIA ASSIM DECIDIR!!!!”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. parabéns ao SINPROSM pelo manifesto. Não consigo entender o que a Bacharel Any estava pensando quando fez esta declaração, mas com certeza devia estar pensando que era a Dama de Ferro ou uma coronel do tempo da ditadura.
    É pena, mas é isso que o Schirmer conseguiu tirando o Professor Aguirre e colocando essa dai. O pior é que falam pelos corredores da prefeitura que o Secretário Pippi foi o grande incentivador da saída do Aguirre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo