BASTIDORES. Comemoração de Riesgo, a lamentação de Valdeci, Cidadania e LGBTs, nome do DEM, PROS…
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Divulgação e Reprodução), da Equipe do Site
Um dia após a Assembleia Legislativa aprovar projetos de privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM) e a Sulgás (AQUI), os deputados estaduais de Santa Maria demonstraram sentimentos divergentes. Enquanto Giuseppe Riesgo (NOVO) comemorou, Valdeci Oliveira (PT) lamentou.
“É mais um passo do nosso Estado rumo ao desenvolvimento, ao progresso e ao desapego de ideias ultrapassadas que já deviam ter sido superadas há muito tempo. O Estado NÃO É empresário”, publicou Riesgo nas redes sociais.
O parlamentar do Novo votou a favor da privatização e, no Facebook, ao comentar uma postagem, lamentou apenas o fato de que o Piratini não sinalizou a privatização do Banrisul.
Por sua vez, Valdeci, que votou contrário aos projetos, disse que há dúvidas quanto a forma que o governador Eduardo Leite (PSDB) aproveitará os recursos que serão originados com a venda das empresas.
“Ao meu ver, essas medidas são péssimas para o Rio Grande. Primeiro, porque são verdadeiros “cheques em branco”. Não está escrito nos projetos e ninguém no governo sabe explicar como será modelagem das desestatizações. Muito menos se sabe como será, de fato, o aproveitamento dos recursos gerados com a venda de patrimônios estratégicos para o desenvolvimento”, publicou o petista no Facebook.
Núcleo LGBT do Cidadania
O Cidadania empossou, nesta quarta (3), seu Núcleo LGBT, que tem como presidente Bruna Furlan e vice-presidente, Mariana Corteline. Elas atuarão na elaboração de políticas públicas municipais para a diversidade e criação de projetos que venham a solucionar e antever problemas que envolvam lésbicas, gays, bissexuais e transexuais.
“Acredito que todas as parcelas da sociedade tenham que ser representadas, tanto nos partidos, na Câmara de Vereadores e no Executivo, e isso é o Cidadania, a representatividade de todos”, exalta o presidente municipal da sigla, Arthur Heinz.
Novo progressista
O ex-candidato a vereador pelo PSB, Alberto Figueiredo, está de casa nova. Esta semana, ele ingressou no Progressistas, sigla que vem fazendo um arrastão de filiações desde que Mauro Bakof assumiu a presidência da agremiação.
DEM 2020
O Democratas tem um novo pré-candidato a vereador. Trata-se do funcionário público estadual, da área do saneamento, Gustavo Bauce. O anúncio foi feito pelo vereador Manoel Badke – Maneco (DEM).
Evento do PROS
O PROS Estadual bateu o martelo quanto ao futuro do partido em Santa Maria. Porém, a decisão sobre deixar ou não o governo Pozzobom só será divulgada na próxima semana, em evento que será realizado na cidade.
Na terça (2), Moacir Alves e Jeferson Nunes, respectivamente presidente e vice do PROS/SM, estiveram reunidos com o presidente estadual da sigla, Wambert di Lorenzo, em Porto Alegre, para tratar do tema. A legenda reclama que, hoje, não possui cargos na Administração Municipal, o que poderá ocasionar uma ruptura com os tucanos no pleito de 2020.
A volta por cima de Baltar
Nada como um dia após o outro. Que o diga Luiz Fernando Baltar (PRTB), ex-presidente da Associação Amigo do Boi de Botas (SAAB), destituído do cargo dias antes de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) visitar Santa Maria. Nessa quarta, em São Paulo, ele participou da Solenidade de Passagem do Comando Militar do Sudeste, com a presença do chefe de Estado.
No Facebook, publicou fotos do evento e destacou que, desta vez, foi convidado para o ato com Bolsonaro.
Incra-RS
O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, será o novo superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul. No Facebook, ele comentou sobre sua nova função.
“Nunca fui político, nunca ocupei cargo público, nunca tive filiação partidária. A política que sempre fiz é a política sindical, na defesa dos interesses do agronegócio, do fortalecimento da produção primária gaúcha, e da defesa do Direito à propriedade. Mas desta feita não posso recusar o desafio de enfrentar a enorme missão recebida: buscar a moralização da reforma agrária no Estado, como é o desejo do presidente Jair Bolsonaro”, publicou Tarso.
100 Babação de ovo, kuakuakuakuakuakuakua! Questão de ponto de vista.
Não sou muito fã de teorias da conspiração, mas dado o que aconteceu em POA ultimamente e o que acontece na aldeia acredito que os fatos estão relacionados não só com a eleição municipal do ano que vem, mas também com a sucessão de Dudu Milk.Pular sem dobrar os joelhos antes é complicado.