DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Parte comboio com doações, IPVA, bueiros limpos e a sugestão de Juliano Soares

Edil sugere setor de meteorologia junto à Defesa Civil. E ainda: mutirão dos fios

Comboio de veículos (e autoridades, como o prefeito Pozzobom) foi nesta segunda ao Vale do Taquari (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Mais de 65 toneladas de donativos dos santa-marienses foram entregues nesta segunda-feira (11) no Centro de Distribuição da Defesa Civil em Lajeado.

* Neste comboio foram oito caminhões. No sábado (9) já haviam sido entregues outros três para o apoio às vítimas da inundação no Vale do Taquari.

* Segundo o prefeito Jorge Pozzobom, o último lote parte na quarta-feira (13). Terça-feira (12) é o último dia da campanha. Quem quer doar pode buscar as informações AQUI.

Limpeza de redes pluviais segue, se o tempo permitir. Nesta segunda, equipe esteve nas ruas Sílvio Romeiro, Aparício Borges e La Paz, no Bairro Chácara das Flores (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Sem chuva, deu para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos dar continuidade na limpeza da rede de drenagem pluvial. O trabalho se concentrou na Chácara das Flores.

* No entanto vai ser difícil continuar o cronograma da manutenção de bueiros, valos e bocas-de-lobo nos próximos dias. Os principais institutos de meteorologia indicam quase 200 milímetros de chuva até quinta-feira (14).

* Também depende da condição do clima a realização do mutirão de retirada dos fios em desuso marcado para esta terça-feira.

Mutirão para retirada dos fios será na Venâncio Aires, se não chover (foto João Vilnei/Prefeitura )

* A via a ser atendida é a Venâncio Aires entre a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter e a Av. Borges de Medeiros. Haverá sinalização nos locais e o trânsito fica em meia pista. Poderão ocorrer bloqueios totais de até 30 minutos em alguns pontos.

* E se o município fizesse as suas próprias previsões climáticas? É o que propõe o vereador Juliano Soares (PSDB) ao Executivo Municipal.

* Em pedido de providência com data de 6/9, o vereador “requer imediatamente que o município estude a implementação de um setor específico para Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, incluindo a contratação de um profissional na área da meteorologia para trabalhar em conjunto com a Defesa Civil do Município”.

* Oito locais compõem o calendário de feiras do produtor nesta semana. São as iniciativas apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Confira aqui.

* De acordo com a Secretaria da Fazenda em balanço divulgado no início de setembro, 90% dos veículos gaúchos estão com o IPVA em dia.

* O Estado arrecadou R$ 4,57% bilhões com o tributo até o final de setembro, montante que corresponde a 94% da receita prevista com a frota tributável gaúcha.

* Os índices de arrecadação e inadimplência registrados estão nos mesmos patamares do ciclo de 2022, na comparação com o mesmo período do ano.

* Depois de descontados os repasses ao Fundeb, metade do valor recolhido com o IPVA é destinado ao município onde o veículo está emplacado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. E uma na ferradura e uma nos dedos. Prefeitura contratar metereologista é besteira. Implantar serviço de meteorologia idem. Não acredito que tenha dinheiro e se tivesse fosse prioridade. Um convenio com a UFSM já quebraria o galho, alas, pessoal da metereologia tem um radar estalando de novo por lá. Pelo que lembro frequencia mais alta que o citado pela Defesa Civil estadual, dupla polarização, etc. Um ou dois bolsistas, se forem necessarios, deve sair mais barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo