CinemaCulturaHistória Gaúcha

CULTURA. Curta metragem de SM resgata história da última batalha do herói maragato Gumersindo Saraiva

Equipe de produção do filme curta-metragem “Gumersindo Saraiva – A última batalha”, em gravações realizadas na região das missões

Da Produção (texto e fotos) de “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, Especial para o Site

Perseguido tenazmente por três Estados e mais de 2.500 quilômetros pelas forças legalistas, o mais famoso general maragato, Gumersindo Saraiva, chega no dia 10 de agosto de 1893 aos campos do Carovi e vai assistir, junto com seu clarim e um oficial de ordem, as primeiras escaramuças entre sua retaguarda e a vanguarda castilhista que disputam melhores posições para batalha prevista para manhã seguinte.

Foi neste exato momento que tiros de pontaria vindos de um capão próximo atingem mortalmente o já lendário general. A partir daí começa a última e mais dramática batalha de Saraiva: criar uma estratégia para que seus homens cheguem em segurança a fronteira argentina e não deixar seu corpo ser transformado em troféu de guerra pelos seus inimigos.

E são estas últimas 48 horas do general que o documentário curta-metragem “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha” retrata em seus 25 minutos de duração, repleto de fotografias da época, depoimento de historiadores e autores, cenas ficcionais para melhor contextualização do conflito e, ainda, percorre, em lombo de cavalo, os 55 quilômetros do derradeiro trajeto histórico percorrido pelo general entre o Carovi, e o Cemitério dos Capuchinhos, em Itacurubi, onde foi enterrado pela primeira vez de seus cinco sepultamentos.

AMANHÃ E QUARTA, AQUI NESTE SITE, SUPER-REPORTAGEM

SOBRE O GRANDE GENERAL MARAGATO, GUMERSINDO SARAIVA

“Ao resgatar a história de Gumersindo Saraiva e da Revolução de 1893, revelamos também as raízes da política brasileira dos últimos 100 anos.”, explica o diretor do curta-metragem, Ricardo Ritzel.

O documentário foi gravado em Santa Maria, Santiago, Capão do Cipó, Bossoroca e Itacurubi (nos mesmos locais onde os fatos históricos aconteceram) e tem estreia marcada para o dia 10 de agosto nas Missões. Logo a seguir, será lançado em Santa Maria e Porto Alegre. Segundo os produtores do curta, a obra deve entrar no circuito de festivais e mostras de cinema 2019-2020 do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

O curta-metragem é uma co-produção santa-mariense da Sur Comunicação e produtora Inception Filmes (leia-se Agência Advertência), tem direção de Ricardo Ritzel e Rubens Fabricio Anzolin, roteiro de Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel, produção-executiva de Caco Fabricio, direção de fotografia de Lucas Cauduro, câmeras de Erick Cauduro, Rodrigo Fortes e Lucas Cauduro, e a participação especial da atriz santa-mariense Vera Márcia Mesquita e da Confraria dos Cavaleiros da Paz, de Porto Alegre.

Don Gumersindo quer falar com você!

O documentário está sendo produzido através da venda de cotas para empresas e pessoas físicas. Além dos créditos na obra e na participação da produção de um audiovisual, patrocinadores e apoiadores também recebem um número determinado de DVDs em relação as cotas adquiridas para serem distribuídos no próximo final de ano para amigos e clientes.

As cotas podem ser adquiridas através dos telefones (55) 996 182811 ou (55) 999 941099, onde também mais informações podem ser dadas aos interessados.

QUER CONFERIR O TRAILER DO FILME? AQUI

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: A convite do site, o jornalista Ricardo Ritzel produziu extenso material contando um pouco mais do que foi general maragato Gumersindo Saraiva, até chegar a sua última batalha – contada no documentário. Essa reportagem será publicada pelo site nas duas próximas madrugadas, com exclusividade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo