FEICOOP. Seminário tem a participação de membros das 28 redes locais de Economia Solidária e Feminista
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Evento
O Seminário Nacional de Comercialização da Rede de Economia Solidária e Feminina teve início na manhã desta quinta-feira (11), no Centro Mariano, em Santa Maria-RS. Dezenas de empreendedoras de todo o país participam do encontro. Este é o primeiro evento oficial da 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), que iniciou na manhã desta quinta e segue até domingo (14).
Hoje, a Rede de Economia Solidária e Feminista (RESF) é formada por 28 redes locais, articuladas em mais de 250 empreendimentos que envolvem 2.318 mulheres e 507 homens. No total, são dez bases em 11 estados, nas cinco regiões do país. A RESF é fruto da tecelagem coletiva, que iniciou no Projeto Brasil Local, em 2010, em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Guayí e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho (Senaes/MT).
“A rede nacional começou aqui em Santa Maria, em 2012, quando tomamos a decisão de buscar feiras e formas de comercialização em rede”, comenta a coordenadora da Guayí, Helena Bonumá.
O objetivo do seminário é debater o planejamento e estratégias de comercialização com representantes de cada uma das 28 redes. O foco está em buscar formas de fortalecer, sobretudo, o papel das mulheres nos empreendimentos.
“As mulheres realizam um trabalho anônimo na produção, muitas vezes, no campo e com dupla jornada. Até pouco tempo, era considerado apenas um trabalho doméstico e não era mensurado. Nosso projeto vem para trabalhar estes empreendimentos a fim de empoderá-las”, explica Marcia Maria Nascimento de Almeida, integrante da RESF e sócia da Cooperativa GiraSol, de Porto Alegre.
Junto ao seminário, ocorre uma pequena feira com exposição de produtos. Entre as artesãs está Tatiana Gomes Fabrício, de Teresópolis-RJ, que pela primeira vez participa da Feicoop. Ela é integrante do grupo Costurando o Amanhã, que surgiu em 2011.
“Somos 12 mulheres que trabalham com jeans reciclado, transformando as peças em bolsas bordadas à mão, chaveiros, nécessaires, pulseiras, estojos e muito mais”, relata Tatiana.
O Seminário seguiu durante a tarde, no Centro Mariano, e continua também na manhã de sexta (12). Para mais informações sobre a REFS, visite o site http://www.ecosolfeminista.com.br/.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.