SAÚDE. Chuva atrapalha mas, ainda assim, projeto ‘Sorria Santa Maria’ atende 40 pacientes neste sábado
Por ERENICE DE OLIVEIRA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A Prefeitura de Santa Maria promoveu, neste sábado (13), a quinta edição do Sorria Santa Maria com atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica na Avenida Borges de Medeiros, 804, no Bairro Bonfim. Com o objetivo de garantir a preservação da saúde bucal da população, a atividade foi realizada das 8h às 16h, com profissionais e auxiliares da área da saúde do Município, além de voluntários, residentes e estudantes da UFSM.
O atendimento odontológico para o Projeto ocorre mediante agendamento prévio no CEO. Entre os objetivos da iniciativa estão zerar a fila para o serviço odontológico e oferecer atendimento à comunidade em dia alternativo.
A coordenadora da Política de Saúde Bucal da Prefeitura, Patricia Campagnol, informou que, para essa edição, estavam agendados 71 atendimentos, mas a chuva dificultou o comparecimento dos usuários até o local. Ao final do serviço, foram atendidos 40 pacientes.
Com foco na campanha Julho Amarelo, que atua na prevenção e no combate das Hepatites Virais, outra ação tirava dúvidas de pacientes e acompanhantes na sala de espera. A coordenadora de Política de HIV, ISTs e Hepatites Virais do Município, Daiane Tolentino, e a residente da UFN Kauane Marques distribuíam também material informativo sobre o assunto.
Ainda outra atividade no CEO destinava-se ao bem-estar dos profissionais e dos colaboradores do Sorria Santa Maria. Para proporcionar relaxamento, sessões de Reiki estavam sendo oferecidas como terapia complementar. A técnica promove a saúde física, mental e emocional por meio da imposição das mãos. Em 3 de agosto, deverá ocorrer nova edição especial do Sorria Santa Maria para atendimentos das especialidades de endodontia e periodontia.
Saiba Mais:
HEPATITES
Hepatite A: infecção no fígado causada pelo vírus da hepatite A
Transmissão: fezes infectadas, alimentos contaminados e água contaminada
Prevenção: saneamento básico, lavar as mãos e alimentos, beber água fervida ou filtrada
Hepatite B: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ocasionar inflamações no fígado
Transmissão: por meio de relação sexual sem preservativo, uso de instrumentos com sangue infectado (agulhas, seringas, material de manicure sem esterilização…) Da mãe para o bebê durante o parto
Prevenção: vacinação e uso de preservativo
Hepatite C: a mais grave infecção que atinge o fígado
Transmissão: instrumentos infectados (agulhas, seringas…)Não é considerada IST, pois transmissão sexual é muito rara
Mais Informações:
Casa 13 de Maio
Rua Riachuelo, 364 – Fone: 3921.1263
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
A Casa 13 de Maio é uma unidade de saúde especializada, com foco no atendimento de infecções sexuais transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais (B e C). Realiza testagem, tratamento e acompanhamento. Atende pessoas com a idade a partir dos 17 anos, trabalha com a prevenção e a assistência ao usuário, com acolhimento, orientação, distribuição de insumos (todos os tipos de preservativos, além de informativos), pré e pós-aconselhamento e quatro tipos de testagem (para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.