PrefeituraSaúde

SAÚDE. Prefeitura Municipal identifica 235 focos do mosquito da dengue, em 35 dos 41 bairros da cidade

Por MANUELA VASCONCELLOS (com foto de Arquivo), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura divulga os resultados do segundo Levantamento do Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. De 2 de maio a 18 de junho, foram encontrados 238 focos do mosquito distribuídos em 35 dos 41 bairros do Município. Em comparação com os dados do primeiro semestre, Santa Maria segue em situação de alto risco para epidemia de circulação viral, ou seja, não se tem o vírus circulando. Apesar da intensificação de ações de combate à infestação, a Prefeitura espera contar com a conscientização da população.

“Mesmo com todo o trabalho em escolas e postos de saúde diretamente com as comunidades, ainda encontramos resistência de moradores em colaborar com as ações para prevenir a infestação do mosquito. A população deve ficar ainda mais atenta porque estamos tendo um ano atípico em função de os dias mais frios terem chegado com atraso. As temperaturas altas fazem com que o inseto se reproduza mais. Por isso, os focos tiveram aumento”, explica Denoid Mezeck, coordenador técnico de campo da Vigilância Ambiental em Saúde.

Para a realização deste segundo levantamento, foram inspecionados 3.110 imóveis, sendo o bairro Camobi com o maior número de focos, seguido do bairro Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta (confira abaixo). Do total de criadouros do Aedes aegypti, 38,7% estão em depósitos móveis, como vasos e pratos de plantas, bebedouros e depósitos de construção, e 23,8% em resíduos, como sucatas em pátios e ferros velhos. Uma equipe de 17 agentes da Prefeitura, em parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, trabalha na eliminação dos focos, principalmente nos Pontos Estratégicos, que são locais que acumulam água independentemente do clima, como cemitérios e borracharias.

Uma iniciativa inédita da Prefeitura de Santa Maria tem ajudado na prevenção da infestação. Desde o começo deste ano, os agentes emitem autos de infração, que preveem penalidades, como multas, e notificações a proprietários de empresas e de residências por diferentes motivos, como caixas d’água sem tampa, acúmulo de lixo, piscinas sem tratamento, entre outros. Conforme a Superintendência, são emitidas, em média, cinco notificações por mês. Dessas, cerca de três viram autos de infração.

No primeiro LIRAa de 2019, foram encontrados 142 focos do mosquito distribuídos em 19 bairros. Esse levantamento, realizado de 4 de fevereiro a 2 de março, apontou que foram inspecionados 3.170 imóveis, sendo o bairro Juscelino Kubitschek com o maior número de focos.

“Atualmente, trabalhamos nos Pontos Estratégicos a cada 15 dias, com visitas e captura de larvas e pupas, no tratamento, com larvicida nos recipientes que não são descartados, como tonéis para armazenamento da água da chuva, e na eliminação dos criadouros. Também atuamos na verificação de denúncias da Ouvidoria do Município, pelo telefone 156, além de atividades educativas”, explica Mezeck.
Bairros com maior número de focos:
– Camobi: 26 focos
– Juscelino Kubitschek: 25 focos
– Nova Santa Marta: 23 focos
– João Goulart, Itararé e Urlândia: 12 focos em cada um
– Nossa Senhora das Dores, Salgado Filho, Rosário e Passo D´Areia: 8 focos em cada um
– Bonfim: 7 focos
– São José, Tancredo Neves e Perpétuo Socorro: 6 focos em cada um
– Km 3, Diácono Luiz Pozzobon, Dom Antônio Reis, Menino Jesus e Chácara das Flores: 5 focos em cada um
– Centro, Nossa Senhora de Lourdes, Medianeira, Caturrita, Parque Pinheiro Machado, Duque de Caxias e Divina Providência: 4 focos em cada um
– Pé de Plátano, Lorenzi e Campestre do Menino Deus: 3 focos em cada um
– Nossa Senhora de Fátima, Carolina e Tomazzetti: 2 focos em cada um
– São João, Patronato e Nonoai: 1 foco em cada um

Evite focos do mosquito da dengue:
– Mantenha caixas d’águas sempre fechadas
– Coloque areia até a borda em potes e vasos de plantas
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes
– Mantenha tampados tonéis e barris de água
– Guarde garrafas de cabeça para baixo
– Recolha seus resíduos
– Use repelente e inseticida em locais escuros

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo