Arquivo

Dantas, aquele. Últimas decisões do STF presidido por Mendes têm “um jeito estranho de ser”

Tenho conversado com alguns colegas acerca de Daniel Dantas, aquele megavigário preso, solto, preso e solto por conta da Operação Satiagraha. E não consigo chegar a uma conclusão acerca dos procedimentos de Protógenes Queiroz (na foto de José Cruz, da Agência Brasil), o delegado da Polícia Federal que prendeu, e depois caiu em desgraça. Também tenho certa dificuldade para compreender os procedimentos de Gilmar Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, que mandou soltar, nas duas vezes.

 

Mas de algo, se não sei, desconfio: tem coisas muito estranhas acontecendo nessa relação Governo Federal-Polícia Federal-Supremo Tribunal Federal-Protógenes Queiroz-Gilmar Mendes-ABIN-ex-revista Veja e mais uma penca de “colegas” que dão um jeito de livrar a cara de DD, o homem de bilhões – de troco e de confusão.

 

Se acho estranho aqui de longe, e me refiro especificamente às últimas decisões a respeito, pelo STF, muito mais estranho acha quem está perto. Acrescente-se a investigação movida pela PF e tendo Protógenes como um dos alvos, e a situação fica ainda mais complicada na minha cabeça. O exemplo que leio na internet (gracias FRN, que deu a dica) é bastante eloqüente, e é dado pelo insuspeito ex-deputado e ex-ministro Fernando Lyra, dos tempos de José Sarney na presidência e que, como poucos, conhece os meandros do Judiciário e da política.

 

Lyra deu uma muito boa entrevista ao sítio Terra Magazine, em reportagem de Raphael Prado. Dê uma lida e vê se não tenho razão para andar bastante desconfiado. Eu e a sociedade, modéstia às favas. Acompanhe:

 

“STF parece atuar como advogado de Dantas, diz Lyra

Três anos, seis meses e quinze dias de prisão. É a pena que pode pegar o algoz de Daniel Dantas, o delegado Protógenes Queiroz, se condenado for pelos crimes que a Polícia Federal pretende indiciá-lo: usurpação de função pública, quebra de sigilo funcional, desobediência, prevaricação e interceptação telefônica e telemática sem autorização judicial. A PF pretende indiciar Protógenes na semana seguinte àquela que o Supremo Tribunal Federal decidiu extinguir definitivamente a prisão temporária do banqueiro dono do Opportunity.

– Isso é um absurdo. Tiraram o foco do Daniel Dantas para o Protógenes – diz, incomodado, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.

Para ele, não há dúvidas que o poder “político e econômico” de Daniel Dantas está permitindo a “inversão de valores” que se vê na decorrência da Operação Satiagraha – que prendeu, além do banqueiro, em julho, o ex-prefeito paulistano Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Os intestinos do Brasil continuam em funcionamento.

Lyra eleva o tom de suas críticas. Leva-as ao Supremo Tribunal Federal, que ratificou as decisões do presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, e manteve a liberdade a Dantas, acusado de formação de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, entre outros:

– A posição do ministro Gilmar Mendes e de alguns membros do Supremo Tribunal Federal dão um sintoma de parcialidade muito forte. E quem está de fora, como eu, observando, tem a impressão, francamente, que o Supremo Tribunal Federal é mais advogado de defesa de Daniel Dantas do que o próprio advogado dele…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “STF parece atuar como advogado de Dantas, diz Lyra”, de Raphael Prado, no sítio Terra Magazine, alojado no portal Terra. No texto você encontrará a entrevista inteira com o ex-ministro Fernando Lyra.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo