BASTIDORES. Comissão do Aterro, Ouvidoria, PP na Vila Schirmer, Direita se reúne, Psol também, Guerra
Por MAIQUEL ROSAURO (com fotos de Mateus Azevedo/AICV e Divulgação), da Equipe do Site
A Comissão Especial que analisa denúncia sobre possíveis irregularidades no aterro sanitário de Santa Maria realizou reunião nessa quarta-feira (21). Os vereadores tiveram acesso aos contratos entre a Prefeitura Municipal e as prestadoras do serviço no município e definiram que serão realizadas oitivas a respeito do tema.
“Com base nessa documentação, nós iniciamos agora a fase de chamarmos as pessoas envolvidas de forma direta, ou indireta, para elas nos explicarem, nos informarem, como se deu todo esse fato”, afirma o presidente da comissão, João Ricardo Vargas (PSDB).
Conforme a denúncia, protocolada em maio pelo líder comunitário José Francisco Silva, o Maranhão, ocorreria uma possível falta de fiscalização da Prefeitura em carregamentos de cargas com focos de lixo que entram no aterro sanitário contendo terra, o que aumentaria o peso dos veículos (pesados na entrada da unidade) e geraria um gasto extra ao erário público. Clique AQUI para saber mais.
Além de Vargas, também formam a comissão os vereadores Valdir Oliveira (PT), vice-presidente, e Manoel Badke – Maneco (DEM), relator.
Ouvidoria Parlamentar
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores protocolou um Projeto de Resolução Legislativa para criação da Ouvidoria Parlamentar. O órgão será um meio de interlocução entre o Poder Legislativo e o público. Entre suas a funções estão receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e outras manifestações, nos moldes do que já ocorre com a atual Ouvidoria do Legislativo.
A novidade é a figura do ouvidor-geral, que será um vereador designado pela Mesa Diretora e que terá autonomia para sugerir, se preciso, a adoção de providências ou apuração de atos considerados irregulares ou ilegais. O mandato será de um ano, admitindo-se uma recondução.
O projeto da Mesa Diretora visa a atualizar o Legislativo de Santa Maria à Lei Federal 13.640/2017, que trata da proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública. Sua implementação deve ser realizada até o dia 20 de dezembro deste ano.
Para ler a iniciativa na íntegra, clique AQUI.
PP na Schirmer
Dezenas de progressistas participaram de uma reunião realizada pelo partido, na noite de terça-feira (20), na Vila Schirmer. O encontro foi organizado pelo pré-candidato a vereador Luiz Carlos Martins, o Toco, e contou com a filiação de cerca de 20 pessoas. Lideranças do PP, como o vice-prefeito Sergio Cechin; a secretária municipal de Meio Ambiente, Sandra Rebelato; e o presidente municipal da sigla, Mauro Bakof, estiveram presentes.
Movimentos de direita voltarão às ruas, no domingo (25), em Santa Maria. A mobilização ocorrerá a partir das 15h, na Praça Saldanha Marinho, tendo como pautas: CPI da Lava Toga, apoio aos vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), fim do foro privilegiado e o impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e do ministro do STF, Gilmar Mendes.
PSOL na Câmara
O núcleo do Partido Socialismo e Liberdade de Santa Maria (PSOL/SM) realizará uma atividade de apresentação, sábado (24), às 16h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. O objetivo, segundo a sigla, é discutir as lutas no governo Bolsonaro e aproximar o partido de pessoas interessadas em conhecê-lo.
2020
O vereador Luciano Guerra (PT) entrou de vez no modo pré-campanha ao Executivo Municipal. Confira a nova capa da sua fanpage:
Questão do lixo é um pouco mais complicado do que isto. População só não joga a própria mãe nos containers. Terra, caliça (mais barato do que pagar o tele-entulho; ultimamente a moda é ser ‘cidadão’ e jogar nos buracos das ruas), poda de árvores, etc. encontra-se de tudo por aí. Como operacionalizar a separação não sei, fato é que não sai de graça. Daí vem a idéia ‘genial’: ‘vamos fazer uma campanha’, ou seja, dar dinheiro para publicidade com resultado zero.
Ouvidoria parlamentar é só para criar confusão e marketing eleitoral. Resultado provavelmente zero. Não dão jeito nem no elefante branco do Casarão, mais uma ouvidoria para quê? Criar mais uns CC’s?