BANRISUL. Governo desiste da venda de ações e descarta nova operação. Deputados tomam posição

BANRISUL. Governo desiste da venda de ações e descarta nova operação. Deputados tomam posição

BANRISUL. Governo desiste da venda de ações e descarta nova operação. Deputados tomam posição - correio-do-povo-governador-banrisulPoucas horas depois de o governador Eduardo Leite ter confirmado, em entrevista coletiva (na foto acima), o cancelamento da operação de venda de ações do Banrisul, deputados de sete partidos diferentes com bancada na Assembleia Legislativa realizaram ato politico (confira, mais abaixo, linque para os detalhes) em que lançaram manifesto contra a comercialização dos papéis do banco.

O documento foi assinado por parlamentares do PT (inclusive Valdeci Oliveira), MDB, Novo (entre eles o santa-mariense Giuseppe Riesgo), PSL, PSol, PDT e SD. Tudo isso depois da entrevista coletiva de Leite no Palácio Piratini. Sobre ela, especificamente, acompanhe material publicado no site do Correio do Povo. A reportagem é de Flávia Bemfica, com foto de Felipe Dalla Valle, da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado. A seguir:

Governo descarta nova operação de venda de ações do Banrisul

O governador Eduardo Leite (PSDB) descartou na manhã desta quinta-feira a possibilidade de o Banrisul fazer nova oferta de ações a curto ou médio prazo. A manifestação ocorreu após o banco, também nesta manhã, ter anunciado formalmente o cancelamento da operação na qual tentava vender um lote volumoso de ações ordinárias.

Em coletiva de imprensa, Leite reclamou em diversos momentos do que classificou de “ataques especulativos”. Ele considerou que a fragilidade financeira do Estado “contaminou” o sucesso da operação. 

PARA CONFERIR O MANIFESTO DOS DEPUTADOS, CLIQUE AQUI.

Questionado sobre se receava sofrer uma ação de improbidade caso levasse a cabo a venda por valor abaixo ou muito próximo do valor patrimonial das ações, o governador respondeu que não. O tucano também refutou que as características da operação (um lote muito grande de ações apenas a investidores profissionais) tenham sido equivocadas.

“Fizemos toda a modelagem seguindo as melhores práticas e apresentamos uma operação muito consistente, na qual os maiores bancos do mundo demonstraram interesse”, defendeu.

Conforme Leite, o que provocou o cancelamento foi de fato o valor das ofertas, abaixo do estimado pelo controlador. “Tivemos ofertas suficientes, para a venda do lote completo, mas o preço nao atendia ao razoável.”

Novamente alegando regras de sigilo, nem o governador e nem o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, revelaram qual o valor oferecido por ação. Na terça e na quarta-feira a informação entre operadores do mercado financeiro era de que esse valor ficou entre R$ 18,50 e R$ 19,00…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.



1 comentário

  1. O Brando

    Que mané ataque especulativo. Questão é que virar sócio do RS no banco não interessa, a menos que o preço seja lá embaixo. Governo atrasa a folha e faz uns empréstimos mandrakes (banco adianta o dinheiro) que ninguém sabe como serão pagos. A normalização da situação depende de acordo de recuperação com a União, depende de grana a mais de leilão do pré-sal, um monte de coisas que está fora do controle do governador.
    No futuro Dudu Milk vai virar um Germano Rigotto da vida, a culpa é da seca. Deputado federal facilmente, Brasil afora politico gestor incompetente tem facilidade para se eleger.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *