Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CidadaniaSanta Maria

CIDADANIA. “Rotaracts” reúnem muitos jovens em Santa Maria e realizam trabalhos junto à comunidade

Por LUIZA RORATO (com fotos de Divulgação e Reprodução) Especial para o Site (*)

Formados por jovens de 18 a 30 anos, o Rotaract é uma rede global, ligada ao Rotary International, que tem por objetivo compartilhar ideias e projetos para encarar os desafios da humanidade de uma nova maneira. Os clubes de Rotaract organizam suas operações, gerenciam seus fundos e planejam atividades, projetos e ações alinhados ao desenvolvimento de liderança, ajuda humanitária e causas relevantes à comunidade. Atualmente são 10.904 clubes distribuídos pelo mundo e somente no Brasil registram-se cerca de 758 clubes divididos por distritos.

Em Santa Maria, localizada no Distrito 4660 do Rotary, encontram-se três clubes de Rotaract formados por jovens universitários e profissionais de diferentes áreas com um único propósito: ajudar a cidade nas causas relevantes. E quem sao eles e o que fazem?

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA

Associados e voluntários do Rotaract Club Santa Maria se reúnem aos domingos, no SESC, para debaterem ideias de projetos e ações

Fundado em 2000 por um grupo de estudantes do curso de economia, o Rotaract Club de Santa Maria foi o primeiro a atuar na cidade, atendendo a comunidade da Escola Nossa Senhora da Conceição, localizada no sopé do Morro das Antenas, na Vila Caturrita. Há mais de 18 anos o clube busca impactar positivamente o maior número de pessoas na cidade por meio do trabalho voluntário, mas nunca esquecendo suas raízes, a escola e comunidade da Conceição, grande parceira e motivadora dos diversos projetos e ações realizados pelo clube.

“Com a parceria que temos com a Escola Nossa Senhora da Conceição, já notamos um grande impacto, não só na vida dos alunos da escola, mas em toda a comunidade. Conseguimos mostrar uma outra realidade para as crianças e, ao mesmo tempo, fortalecemos e aproximamos as famílias dos estudantes com a instituição”, conta o atual presidente da Gestão 2019-2020, Igor Diesel, formado em Artes Visuais.

Para a realização dos projetos, o clube ressalta a importância da participação dos associados e voluntários convidados para a discussão de novas ideias e atividades a serem desenvolvidas, planejadas e realizadas. De acordo com o cronograma do Rotaract Club de Santa Maria, os próximos projetos serão sobre feminicídio, setembro amarelo, semana farroupilha e outubro rosa.

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA LIBERDADE

Rotaract Club Santa Maria Liberdade, que se reúne em Camobi, num dos vários projetos realizados no ano passado: ‘Um sonho de Natal’

O Rotaract Club de Santa Maria Liberdade está presente há quatro anos na cidade e surgiu a partir da vontade de estudantes universitários, vindo de outras regiões do estado, atuantes em outros clubes, de permanecerem integrados e conectados ao programa do Rotary. Com diversos projetos, o Liberdade atua de norte a sul de Santa Maria, buscando solucionar e auxiliar nas demandas sociais encontradas na sociedade.

“Queremos fazer a diferença, provocar transformações e despertar o desejo de que as pessoas façam o bem aos outros, de maneira organizada e planejada”, conta Reinaldo Guidolin, presidente da Gestão e acadêmico de Administração.

Sempre em busca de parcerias relevantes, o clube estrutura os projetos junto aos associados e voluntários nas reuniões semanais, a fim de que todos possam discutir os problemas encontrados na cidade e contribuir para a construção das atividades. No cronograma do Liberdade, projetos como a Quentinha do Liberdade e outros ligados ao meio ambiente, cultura e esportes vêm sendo desenvolvidos.

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA LEGIO INVICTA

Varal Solidário do “Legio Invicta”, realizado em parceria com o Soparceiro

Movidos pela vontade de fazer o bem e pelo amor ao Rotary e seus programas, o clube foi fundado no dia 10 de dezembro de 2018 por um grupo de amigos, ex-participantes de outros programas de voluntariado, que tinham vontade de fazer a diferença na comunidade.

“O Legio Invicta é um clube novo, com apenas 8 meses de fundação, portanto, ainda não adotamos um lugar fixo para nossas ações. Atuamos onde sentimos a necessidade e onde pudermos ajudar. O nosso maior foco é ajudar os que necessitam, seja com um prato de comida, atenção ou até mesmo com um simples abraço”, relata Eduardo Fanti, presidente da Gestão e acadêmico de Tecnologia em Alimentos.

Os projetos do clube são organizados de acordo com a demanda da cidade e a preocupação dos associados e voluntários, porém, sempre com a premissa de que o programa Rotaract pode mudar vidas através de suas atividades constantes.

No calendário para o ano rotário em vigor, está sendo organizado um projeto para a conscientização da população sobre o setembro amarelo, mês mundial da prevenção contra o suicídio, com o intuito de enfatizar a todos que com um pouco de amor e cuidado muita coisa pode mudar.

PARA PARTICIPAR

Os clubes de Rotaract se reúnem semanalmente para discussões e planejamento de projetos. Para participar basta ir a uma reunião ou procurá-los nas redes sociais abaixo:

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA – Domingo, às 14h, no SESC (2° andar – Av. Itaimbé, n°66) – Instagram @rotaractsantamaria

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA LIBERDADE – Sábado, às 17h, em Camobi (Rua Neri Kurtz, n°445) – Instagram @rotaractsmliberdade

ROTARACT CLUB DE SANTA MARIA LEGIO INVICTA – Domingo, às 17h, na CEU I (Rua Professor Braga, n°79) – Instagram @rctsmlegioinvicta

(*) Luiza Rorato é acadêmica de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo