EducaçãoUFSM

EDUCAÇÃO. Na UFSM foram congeladas, pela Capes, 71 bolsas de pós-graduação. Tendência é piorar mais

Por ALINE DALMOLIN e  SOLANGE PREDIGER, com foto de TÂNIA WEBER, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM

Reitoria da UFSM demonstra pessimismo. Congelamento poderá aumentar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) anunciou na última segunda-feira (2) o congelamento de 5.613 bolsas em todo o país, devido ao corte orçamentário feito pelo Ministério da Educação. Conforme o presidente da Capes, Anderson Correia, não haverá renovação nem substituição de bolsistas enquanto não houver o descontingenciamento de verbas.

Segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a instituição foi informada sobre o corte através da imprensa, pois não houve comunicado oficial à UFSM por parte do órgão de fomento. No momento, foram congeladas 71 das atuais 1.283 bolsas Capes da UFSM, sendo 52 de mestrado, 15 de doutorado e 4 de pós-doutorado, mas há a expectativa de que a redução continue. A PRPGP informa que o sistema da Capes encontra-se atualmente fechado para o cadastramento de novos bolsistas nas modalidades Programa de Demanda Social (DS), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) e Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

LEIA TAMBÉM A NOTA OFICIAL DIVULGADA PELA REITORIA DA UFSM: AQUI

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, demonstra contrariedade e preocupação com o anúncio, sobretudo em relação às bolsas dos novos programas de pós-graduação e à substituição dos bolsistas atuais. Conforme o reitor, os sucessivos cortes são um “equívoco gravíssimo”. “A paralisação do sistema de pesquisa levará, além da migração dos nossos talentos para outros países, alguns anos para retomar a produção de conhecimento, já que as universidades e seus programas de pós-graduação são responsáveis por 90% da ciência produzida no Brasil. É preciso avaliar os impactos deste desmonte no desenvolvimento do país sob a ótica da soberania nacional”, declara Burmann.

O congelamento anunciado na segunda-feira também se soma ao recente corte em bolsas de iniciação científica efetuado pelo CNPq e ao recolhimento de bolsas Capes realizado em maio deste ano, sem falar no desaquecimento registrado em anos anteriores.  Naquele momento, 13 bolsas de Mestrado, 13 bolsas de Doutorado e 1 bolsa de Pós-Doutorado foram cortadas por terem sido consideradas “ociosas” pelo órgão de fomento. No entanto, as referidas bolsas tratavam-se de cotas liberadas após as defesas finais de tese ou dissertação e que estavam em transição para outros estudantes de novos cursos de pós-graduação da instituição.

O reitor Paulo Burmann assinala que as universidades estão buscando articulações para superar este quadro. “Este assunto tem ocupado grande parte dos intensos debates no foro da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) que está tentando reverter a situação diretamente junto ao MEC e em reuniões com parlamentares no Congresso Nacional”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo