ArteCultura

QUADRINHOS. A participação do super-herói ianque Capitão América, e não foi pela ‘Marvel’, na 2ª Guerra

Imagem de histórias em quadrinhos do Capitão América, criado antes da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, nos anos 40

Por RAFAEL CAETANO FINGER (com fotos de…), especial para o Site (*)

O Capitão América é um dos super-heróis da Marvel mais antigos e mais populares, tendo sido criado antes da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, o personagem foi criado por Joe Simon e Jack Kirby. Ele explica que Capitão América apareceu pela primeira vez nas histórias em quadrinhos quando a Marvel ainda não existia, mas sim a Timely Comics. “A sua primeira aparição foi em Capitão América Comics Volume 1 da Timely Comics, antecessora da Marvel Comics, em 1940. Em sua estreia, o Capitão América aparece na capa agredindo o Hitler”, afirma Oliveira.

De acordo com o empresário, quando Joe Simon criou o herói, ele escolheu para ele o nome Super America. “Super American foi um forte nome para criar um incentivo para os soldados norte- americanos que estavam lutando na guerra. Além disso, as histórias em quadrinhos de super-heróis eram distribuídas gratuitamente para os soldados para terem não somente um momento de lazer, mas servir de forte inspiração para que continuassem lutando”, comenta o dono da loja de quadrinhos.

Ele ainda explica que o personagem teve que mudar seu nome para não relacionar com outros super-heróis daquela época. “Quando criaram o personagem, eles escolheram para ele o nome de Super American. No entanto, rapidamente perceberam que já existiam muitos heróis com o prefixo “super”. E para não relacionar muito ao Superman, mudaram o nome que passou a ser chamado de Capitão América”, explica Luis.

Além disso, o empresário ressalta que a DC Comics, uma das correntes da Marvel, não colocava seus personagens em confronto direto com os nazistas nos quadrinhos durante a Segunda Guerra Mundial. “Quando o Capitão América foi criado em 1940, a Segunda Guerra Mundial já havia iniciado e os Estados Unidos lutavam com os alemães. Só que a Timely Comics foi mais ousada, com a criação do personagem como um símbolo norte-americano mostrava ele lutando diretamente com os nazistas e com o próprio Hitler”,

O estudante Guilherme Rodrigues, de 19 anos, é um grande fã das obras cinematográficas da Marvel e destaca que o Capitão América é um dos seus favoritos. “Gosto muito da sua história durante as guerras e desde quando ele era um garoto frágil até o momento que ele se voluntariou para o projeto para se transformar em um herói”, comenta o estudante. Com isso, as histórias em quadrinhos de super-heróis espalharam não somente para as crianças e adolescentes, mas para os adultos que estão ganhando cada vez mais a sua popularidade.

(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo