BASTIDORES. As nominatas das chapas do pleito da Cacism e novas associações surgem no vácuo da UAC
Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site
O empresariado santa-mariense prepara-se para um embate inédito no Dia de Todos os Santos. Pela primeira vez em 122 anos de história, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) terá uma eleição disputada por duas chapas (na imagem acima). O pleito de sexta-feira (1º) ocorrerá entre 9h e 17h.
Na tarde de quarta (30), a Cacism divulgou as nominatas dos grupos concorrentes. A Chapa 1 é encabeçada por Luiz Fernando Pacheco, atual coordenador da Feisma, e a Chapa 2 é liderada por Ricardo Jobim, que representa a oposição. Ambos são membros da atual diretoria da Cacism.
Um sinal de que não haveria unidade nesta eleição surgiu em maio, quando a Cacism anunciou o fim de seu Núcleo Jovem. O comunicado gerou reclamações entre seus associados (AQUI).
Grandões
Nas nominatas constam os nomes de alguns dos maiores empresários de cidade, com atuação nos setores da construção civil, comunicação, comércio, hotelaria, além da advocacia e da política.
Ao menos nas redes sociais, a chapa de oposição saiu na frente divulgando um vídeo com suas ideias e, claro, críticas à atual administração da Cacism. A Chapa 1, pelo menos até o fim da noite de quarta, mantinha-se em silêncio no mundo digital.
No vácuo da UAC
Não é apenas o topo da pirâmide que anda agitado esta semana. Outubro chega aos finalmentes com uma inquietação atípica nas associações comunitárias. Ao menos duas novas entidades estão em formação.
No sábado (26), foi fundada a Associação dos Moradores de Santa Maria (Amor-SM), que visa a ser uma alternativa à moribunda União das Associações Comunitárias (UAC). Igor Lencina, liderança comunitária da Cohab Santa Maria foi nomeado presidente (AQUI).
Eis que também está saindo papel a União das Associações Comunitárias da Zona Norte e Nordeste de Santa Maria, que já possui até um estatuto redigido. O favorito para assumir a presidência é Elton Chaves, líder comunitário da região. Porém, por fazer do governo Pozzobom, ele está dúvida quanto a aceitar ou não o desafio neste momento.
“O importante vai ser o trabalho de resgate do movimento comunitário da Zona Norte. Queremos unir forças unicamente para construir políticas públicas em prol das nossas comunidades e não para discutir política partidária. Por mais que cada um tenha o seu partido, aqui o nosso partido se chama Zona Norte”, afirma Chaves.
Tancredo Neves
No Bairro Tancredo Neves o movimento comunitário também está em ebulição. Até o dia 8 de novembro ocorrem as inscrições das chapas que concorrerão ao pleito da Associação do Núcleo Habitacional. A eleição está marcada para o dia 24 de novembro.
A tendência é de que a campanha tenha um ar profissional, uma vez que partidos políticos já admitem publicamente que irão se envolver com o pleito (AQUI).
Acho saudável a iniciativa do amigo Elton Chaves! Não sou favorável á divisão dos movimentos sociais. Jamais fui participante de práticas assim. Porém no caso da UAC, é diferente!
Pois ninguém tem voz e vez. E vai passar mais outra ou várias décadas e será a mesma coisa. Conheço a história do comunitarisa Elton! E penso que a sua mobilização é fruto da mesma indignação na qual nossa representação expressou em criar a AMOR-SM.
Acredito que possamos juntos fortalecer o movimento comunitário e reascender as vozes dos moradores de Santa Maria. Com afinco, dedicação, transparência, seriedade e responsabilidade!Assim como tantos outros antigos e novos que tem este espírito e se encoragem na promoção da mudança!