Meio AmbientePrefeituraSanta Maria

CHUVAS. Prefeitura monitora pontos de risco e faz o balanço de prejuízos com um novo temporal na cidade

Por JOÃO PEDRO LAMAS (texto) e JOÃO VILNEI (fotos), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Um temporal voltou a atingir Santa Maria na manhã desta quarta-feira (30), destelhando casas, derrubando árvores e postes em diferentes pontos da cidade. Nos últimos 30 dias, choveu 489 mm. O vento atingiu 65 km/h.

De acordo com a Superintendência da Defesa Civil Municipal, foram registradas ocorrências em nove bairros e também no Interior. Trinta casas foram atingidas, 18 árvores caíram e 12 delas atingiram vias públicas. Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) e Corpo de Bombeiros estão mobilizadas, desde o começo do dia, para atender aos santa-marienses. Lonas foram distribuídas pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Problemas registrados

No Bairro Campestre do Menino Deus, casas foram destelhadas nas ruas Guaraci Tibique, onde também houve a queda de uma árvore, e Guaraci Schimidt. No Bairro Itararé, a parede de uma casa localizada na Rua Marechal Deodoro desabou, atingindo um imóvel vizinho. Não houve feridos. Ainda no Itararé, uma casa foi destelhada e um poste caiu na Travessa Monumento. Dois postem de luz caíram na Rua Passo dos Weber, no Bairro Chácara das Flores. Na Rua Engenheiro Renato Pereira, no Bairro Pinheiro Machado, uma árvore caiu sobre a rede elétrica. A RGE já foi acionada para solucionar os problemas.

O Bairro Carolina também registrou danos causados pelo temporal na manhã desta quarta. Uma casa foi destelhada na Pedro Álvares Cabral. Já no Bairro Menino Jesus, um imóvel foi destelhado na Rua Ari Nunes Tagarra. Na Caturrita, houve casos de destelhamento na Rua Irmã Maria Ludviga.

Indo em direção à Região Leste da cidade, houve casos de destelhamento nas ruas Ouro Preto, no Bairro Camobi, Lauro Machado Soares, no Bairro São José, e no Residencial Leonel Brizola, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. No Interior, casos de casas destelhadas foram registrados em Boca do Monte, no Passo da Ferreira.

Um posto de saúde no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro sofreu destelhamento. Por conta disso, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Joy Betts, na Rua Castro Alves, suspendeu os atendimentos nesta quarta-feira. Os agendamentos serão retomados em outro momento e divulgados com antecedência.

A direção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Casa da Criança, na Rua Venâncio Aires, no Centro, precisou suspender as aulas parcialmente nesta quarta. Algumas peças do imóvel sofreram alagamentos.

Houve, também, pontos de alagamento. São eles: na Rua Ronda Alta, no Bairro Salgado Filho, Rua General Portinho, no Bairro Passo D’Areia, na Rua Santa Catarina, no Bairro Pinheiro Machado e na Rua Júlio Prado Lima, no Bairro Nossa Senhora da Medianeira.

Áreas de risco são monitoradas

A área do Balneário Passo do Verde, ao Sul da cidade, no Distrito de Passo do Verde, e a barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte, recebem atenção especial do Poder Público. No Passo do Verde, há possibilidade de alagamento devido à alta do Rio Vacacaí. Na barragem do DNOS, que represa o Rio Vacacaí-Mirim, uma equipe da Defesa Civil Municipal esteve no local na manhã desta quarta, e apontou que a situação está sob controle. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fez uma vistoria técnica ainda nesta quarta.

Uma ponte na Rua Irmã Dulce, no Bairro Renascença, é monitorada. Parte da cabeceira cedeu, pois uma tubulação que passa pela travessia rompeu, aumento o fluxo de água e causou o dano. No entanto, a Defesa Civil verificou que não há risco. Apesar disso, somente veículos de passeio e pedestres podem passar por ela. Veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, estão proibidos de passar. A Corsan foi acionada para realizar uma avaliação técnica e, então, providenciar o conserto. Caso o volume de água aumente, é possível que ela seja interditada por questões de segurança.

A Secretaria de Mobilidade Urbana já fez a sinalização, estreitando a pista de forma a impedir que veículos de grande porte façam a travessia. Os ônibus do transporte coletivo urbano já foram avisados para não passar pelo local.

A ponte é a única passagem dos moradores do Bairro Renascença para a região do Shopping Praça Nova.

Como proceder em casos de desastres naturais

Consulte, CLICANDO AQUI, como agir em caso de desastres naturais. No documento, há orientações em relação a vendavais, inundações e alagamentos, deslizamentos e desabamentos de construções, raios e descargas elétricas e chuva de granizo. Em cada tema, há dicas e procedimentos a serem adotados para a segurança pessoal e da comunidade.

Telefones para pedir ajuda

Defesa Civil Municipal – (55) 3222-5192

Defesa Civil Estadual – 199

Guarda Municipal – 153

Corpo de Bombeiros – 193

Local para doações

A sede da Defesa Civil Municipal (Rua Boa Vista, nº 50, no Bairro Pinheiro Machado) está aberta para receber doações. Entre o que é mais necessário, estão colchões, roupas e alimentos não perecíveis.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL (E VER VÁRIAS OUTRAS FOTOS), CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E tudo fica por culpa dos temporal….pasmem Senhor Prefeito…o Senhor não manda limpar nem as boca de lobo…Santa Maria ta virada numa buraqueira sem tamanho…..Será que não vê e acha que vamos esquecer tudo isso que estamos passando ? coitada de Santa Maria…mais 4 anos seus é para acabar com o que vai resta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo