ArteCultura

GIBIS. Quando e por que apareceu Robin, o grande parceiro de Batman, um raro herói sem superpoderes

HQs do Batman e Robin: o primeiro herói surgiu em maio de 1939; já o segundo, com ideia bem específica, viria meses depois

Por RAFAEL CAETANO FINGER (texto e foto), especial para o Site (*)

O sucesso da National Comics com o super-herói Superman na Action Comics levou os editores a buscar por novos heróis. Em resposta, nasceu o Batman, o Cavaleiro da Trevas. Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, o personagem foi criado pelo artista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger. Ele explica que o super-herói teve a sua primeira aparição na HQ Detective Comics #27, em Maio de 1939.

De acordo com o empresário, Kane pegou referências de outros personagens para servir de inspiração ao homem-morcego. “O Batman foi inspirado no Sombra, um personagem de histórias policiais, e no Zorro, um herói que luta contra todas as injustiças. O criador do herói ainda criou traços do uniforme do personagem baseados nas obras de pintores como o Leonardo da Vinci”, expõe  Oliveira.

Ele ainda explica que quando o super-herói foi criado, embora a sua postura de não querer matar os inimigos seja conhecida, o personagem foi originalmente criado para ser um anti-herói. “Os quadrinhos daquela época não tinha esse senso de preservação de vender uma história para uma criança em que um personagem não fosse tão violento. As histórias no início eram bem sombrias”, conta Oliveira.

Além disso, enquanto outros personagens se aproveitam de poderes e habilidades vindos de outros planetas, o Batman utiliza apenas a sua inteligência e a força física. “A ideia original era mesmo criar um personagem sem poderes. A intenção dos editores da Nacional Comics era criar um personagem que fosse contra a mitologia do Superman e que fosse um super-homem mais humano”, explica Luiz.

O estudante Matheus Ávila é um grande fã do super-herói da DC Comics. Ele diz que “a maioria dos heróis possui superpoderes, já o Batman não. Ele conta somente com suas habilidades em artes marciais, de detetive e de enfrentar os criminosos. E também é um herói que possui um maior arsenal”, conta o aficionado do homem- morcego.

Ao longo de sua extensa jornada, Batman contou com diversos aliados e parceiros como o Robin. Segundo Oliveira, o menino prodígio foi criado pelo Bob Kane e Bill Finger junto com Jerry Robinson. “O personagem deveria fazer apenas uma aparição na edição de número #38 da Detective Comics. No entanto, a grande quantidade de vendas dessa edição fez com os executivos da DC Comics colocassem o personagem fixo na franquia”, diz o empresário.

Oliveira observa que o Robin foi criado por dois motivos: “o primeiro seria pelo motivo de Bill Finger ter uma dificuldade em escrever histórias do Batman devido a grande narrativa em off para poder explicar as coisas que estavam acontecendo durante as investigações do herói. Com a chegado do Robin, eles conseguiram suprir essa questão. E para explicar, o Batman tinha um parceiro para conversar e ficaria mais fácil esclarecer para o leitor o que estava acontecendo. O segundo motivo: Robin trouxe uma proximidade muito forte de fãs jovens para os quadrinhos por ser um personagem novo e jovem”, explica Luiz Abel de Oliveira.

No universo dos quadrinhos são poucos heróis que assumem a função de figura paterna para outros personagens mais jovens. Mas quando se trata de duplas dinâmicas, não há segredo, os fãs sempre pensam no Batman e no Robin.

(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo