GIBIS. Saiba mais sobre um dos 5 fundadores d’Os Vingadores: Tony Stark. Sim, é o “Homem de Ferro”

GIBIS. Saiba mais sobre um dos 5 fundadores d’Os Vingadores: Tony Stark. Sim, é o “Homem de Ferro”

GIBIS. Saiba mais sobre um dos 5 fundadores d’Os Vingadores: Tony Stark. Sim, é o “Homem de Ferro” - rafael-homem-de-ferro

Histórias em quadrinhos do Homem de Ferro. Armaduras clássicas e modernas do super-herói cuja primeira aparição registrada é de 1963

Por RAFAEL CAETANO FINGER (texto e foto), especial para o Site (*)

Playboy, bilionário e mulherengo. Essas são as características de um homem que criou seu próprio poder através de uma armadura. O Homem de Ferro é um dos super-heróis mais populares da Marvel. Segundo o empresário e dono da loja Terra X Comics, Luiz Abel de Oliveira, o personagem foi criado por Stan Lee com parceria de Larry Lieber e os desenhistas Jack Kirby e Don Heck, em 1963.

Ele explica que o super-herói teve a sua primeira aparição na HQ Homem de Ferro em Tales of Suspense #39, em março de 1963. “Foi basicamente a década da ascensão da Marvel, ela começou a ganhar uma grande visibilidade no mercado de quadrinhos”, comenta Oliveira.

Ele ainda explica que o criador do super-herói, Stan Lee, pegou referências de empresários e executivos da DC da época. “Quando ele começou a pensar nos traços característicos do personagem, pensou em criar um homem rico e glamoroso”, ressalta Oliveira.

De acordo com o empresário, quando o Homem de Ferro foi criado, o conceito de Lee era um personagem de quadrinhos que fosse odiado pelo público. “É o fato dele ser um multibilionário que pegou a empresa do seu pai e a transformou em uma empresa armamentista fazendo contratos multibilionários dentro e fora dos Estados Unidos”, explica Oliveira.

Conforme Oliveira, o personagem desde sempre mostrou suas capacidades de pequeno gênio inventor.  “Ainda na infância, com apenas com 15 anos de idade, foi aceito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) onde se formou em física e em engenharia elétrica. Além disso, possui formação acadêmica, mestrado e doutorado pela Universidade de Oxford e matriculou-se na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. E quando seu pai morreu, ele pegou a empresa e transformou em uma empresa multibilionária devido à genialidade com a robótica”, esclarece o empresário da área de HQs.

Um fato do super-herói é que, originalmente, o Homem de Ferro tinha a cor cinza em sua armadura. “Não tinha juntas e nem dobradiças, depois transformaram a armadura em dourado. Logo, Stan Lee, por dicas de artistas e desenhistas, foram evoluindo a armadura e colocaram a cor vermelho e dourado que se mantêm até hoje”, ressalta.

Outro fato excêntrico do super-herói é que o personagem em sua HQ “O Demônio em uma Garrafa” foi revelado ter problema com a bebida alcoólica. “Desde criança, o Tony sempre teve contato com a bebida e seu pai já tinha problemas com o alcoolismo. Isso atrapalhou sua vida como herói e nos negócios da empresa”, conta Oliveira.

O personagem também foi um dos cinco membros fundadores dos Vingadores. Na época, além do Homem de Ferro, o grupo contava com o Thor, o Capitão América, o Homem Formiga e a Vespa. “Os Vingadores foram a resposta da Marvel à DC em relação à Liga da Justiça, Sociedade da Justiça e a Super Equipe. O primeiro conceito de “superequipe” nasceu na DC, em 1940, criada pelo editor Sheldon Mayer e escritor Gardner Fox. Então, o Homem de Ferro foi um dos fundadores dos Vingadores e chamado de “dourado” devido a sua armadura quase toda dourada”, destaca Oliveira.

Já o estudante Lucas Barbosa conta que é um grande fã do super-herói da Marvel e destaca que o personagem é um dos seus favoritos. “Eu gosto do Homem de Ferro porque ele provou ser um humano que pode estar na mesma altura que outros super-heróis”, conta.

(*) Rafael Caetano Finger é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *