Coluna

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o caráter decisivo do exército de militantes dos partidos de Santa Maria

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta, 11 de maio, no jornal A Razão:

O exército de militantes pode ser decisivo. Pode!

os dez mais em 2016 para coluna CLAUDEMIR siteUma, digamos, chamada extra do Tribunal Superior Eleitoral, acessada pelo colunista, traz números finais de filiados dos partidos em Santa Maria. E que, convenhamos, num quadro em que dinheiro faz falta, a militância pode ser decisiva. Atenção, pooode! Nada além disso.

É, de todo modo, um critério importante, e pode ajudar a explicar porque alguns partidos buscam outros para aliar-se. Querem o capital eletrônico (tempo de rádio e televisão) e, sobretudo, nesses momentos de penúria econômica, capital humano.

Não há grandes diferenças em relação ao levantamento anterior. Exceto para confirmar o poder de mobilização interna dos petistas, que, com seus 7,1 mil filiados, conta com um entre cada quatro alistados a partidos em Santa Maria.

Mostra também porque PMDB e PP, ainda indefinidos na sua própria aliança, são tão cobiçados pelo PSB de Fabiano Pereira: juntos têm o mesmo número de alistados do PT. Não é pouca coisa, desde que façam campanha, claro.

OS GRAÚDOS SÃO…

Santa Maria tem, somados, 27.841 filiados aos 32 partidos existentes na cidade. Isso significa algo como 14% do total dos eleitores inscritos. É muita gente. Mas há diferenças “nas internas”. Os graúdos são quase monopolistas.

…GRAÚDOS, MEEESMO

As cinco maiores siglas (PT, PMDB, PDT, PP e PTB), sozinhas, têm 70% do total de filiados. Acrescentados as outras cinco (PSDB, DEM, PSB, PR e PSD), chega-se a 92%. São os grandões dos grandões.

UMA CURIOSIDADE

O colunista fez pesquisa retroativa a 2012, também ano eleitoral. E descobriu (dados estão disponíveis no site do escriba) mudança no ranking. Por escassa margem, o PDT (3.150 filiados) ultrapassou o PP (3.137) e é o terceiro maior.

OUTRA CURIOSIDADE

O PSDB cresceu bastante mas ainda não conseguiu chegar à frente do PTB. A diferença já foi bem maior, mas os tucanos, mesmo que de reconhecida relevância, não chegou ao quinteto de líderes.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo