DestaqueEconomia

IMPOSTO. Mais de 29 mil contribuintes ainda não entregaram a declaração de renda em Santa Maria

Receita Federal pede que contribuintes locais não esperem para a última hora

Da Assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal / Com foto de Reprodução

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física se encerra no dia 31 de maio. Em Santa Maria, a estimativa da Receita Federal é de receber 75 mil declarações originais. Entretanto, até esta quinta-feira (18), o órgão recebeu 45.806 declarações originais, menos de dois terços do esperado. O número de declarações recebidas até o momento é normal em relação aos anos anteriores. A tendência natural é de que 1/3 dos contribuintes declarem na última quinzena. 

Outro dado relevante é de que as declarações pré-preenchidas entregues em Santa Maria representam 26% do total. A meta da Receita Federal para este ano era de que 25% das declarações fossem entregues nessa modalidade. 

A Receita Federal está preparada para o grande movimento que deve ocorrer próximo ao encerramento do prazo. Como exemplo, no dia 31 de maio de 2022, último dia de entrega no ano passado, foram entregues 6.294 declarações em Santa Maria e 184.672 em todo o estado do Rio Grande do Sul. Contudo, a Receita pede que os contribuintes não deixem para a última hora.

O contribuinte que esteja obrigado a declarar e perca o prazo vai pagar uma multa mínima de R$ 165,74. 

Se chegar o dia 31 de maio e ainda faltar alguma informação?

Se chegar o dia 31 de maio e ainda faltar alguma informação? O mais importante de ser verificado nesses casos é qual o modelo de tributação será o escolhido, uma vez que ele não poderá ser alterado depois do dia 31 de maio. No caso em que o contribuinte já sabe qual modelo escolherá, entre o simplificado e o por deduções legais, mas ainda falta alguma informação, a orientação é enviar a declaração até o dia 31 de maio, ainda que com ausência de informações, e depois fazer uma retificação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo