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REDES SOCIAIS. Metade dos brasileiros já deixou de falar em política no “WhatsApp”, constata o Datafolha

O aplicativo tem mais de 1,5 bilhão de usuários e é o maior de troca de mensagens do mundo. E a política está presente nele

Do portal especializado Poder360, com informações da Folha de São Paulo e imagem de Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada nesta 3ª feira (24.dez.2019) pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que cerca de metade (51%) dos brasileiros desistiram de comentar ou compartilhar conteúdos relacionados a política no WhatsApp para evitar brigas com família e amigos.

Dos funcionários públicos, 61% disseram que deixaram de debater política no aplicativo. Outros 59% dos entrevistados com ensino superior também desistiram de debater o assunto na rede social. Quando se trata do grupo de donas de casa, a constatação é oposta: 60% afirmaram que não deixam de falar por medo de desentendimentos.

Entre os entrevistados, 27% saíram de algum grupo para não discutir. Outros 19% deixaram de seguir ou bloquearam o perfil de um amigo, familiar ou até de empresas por discordar de suas posições políticas.

Leia os números:

51% – deixaram de comentar ou compartilhar alguma coisa sobre política em grupo de WhatsApp para evitar discussões com amigos ou familiares;

46% – deixaram de publicar algo sobre política nas redes sociais para evitar discussões com amigos ou familiares;

27% – saíram de algum grupo de WhatsApp para evitar discussões políticas com amigos ou familiares;

19% – deixaram de seguir ou bloquearam algum amigo ou pessoa da família por discordar das suas posições políticas;

19% – deixaram de seguir ou bloquearam alguma empresa ou marca por causa de suas posições políticas;

16% – entraram em grupo em redes sociais para discutir e divulgar ideias políticas parecidas com a sua;

14% – mudaram a foto do perfil para apoiar alguma causa política.

O levantamento entrevistou 2.948 pessoas em 176 municípios em 5 e 6 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As respostas citadas se referem a comportamentos adotados nos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro de 2018 a dezembro de 2019. Considera apenas quem tem conta em redes sociais.

FAKE NEWS

O levantamento questionou: “As redes sociais servem mais para divulgar notícias falsas do que para informar as pessoas”.

O WhatsApp iniciou uma campanha publicitária no fim deste ano para combater o compartilhamento de notícias falsas. O app veiculou publicidade digital, impressa e em outdoores em todo o Brasil. A empresa declarou que a ação faz parte de 1 “esforço educacional de longo prazo para combater a desinformação”.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

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