Arquivo

Educação. A disputada eleição para comandar o Diretório Central de Estudantes da UFSM

Em Movimento e Cinética. O movimento estudantil partido ao meio, no interior da Universidade Federal de Santa Maria? Talvez, talvez. Pelo menos no que toca a apoio de partidos políticos. A primeira tem da participação de estudantes ligados a PT e PSB. A segunda, a PMDB, PDT e PSDB. E todos querendo dirigir o Diretório Central de Estudantes, para tanto buscando o apoio do conjunto dos quase 15 mil alunos da instituição, no pleito que está marcado para esta quinta-feira, 13.

Como se pode deduzir do relato da repórter Alexandra Zanela, na edição desta quarta-feira do Diário de Santa Maria, a grande questão imposta às duas correntes é ampliar a participação do alunado, restrita, no último pleito, a 4 mil votantes.

Confira, a seguir, o texto publicado pelo DSM, com a palavra de representantes das duas chapas que concorrem à direção do DCE/UFSM, a maior entidade estudantil da cidade, com assento, entre outras organizações, no Conselho Municipal de Transportes:

”Duas chapas querem o controle do DCE
Estudantes da UFSM escolhem amanhã quem vai comandar maior órgão de representação estudantil de Santa Maria. Desafio é aumentar a participação

Amanhã é um dia muito importante para os alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Serão escolhidos os novos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). São duas chapas concorrendo. Mas o que é surpreendente é o número de participantes. Juntas, as chapas somam 193 pessoas.

Mesmo com as estatísticas mostrando que boa parte dos alunos não participa das eleições (foram 4 mil em 2005, para 15 mil alunos), os concorrentes esperam que este ano seja diferente. Tanto a chapa Em Movimento, de situação, como a chapa Cinética, de oposição, querem fazer com que os estudantes voltem a discutir a universidade e venham para dentro da instituição.

– Usamos o jargão “os muros da universidade”. Queremos é quebrar esses muros. Fazer as pessoas conhecerem a realidade dos cursos – disse um dos candidatos à coordenação-geral da chapa Em Movimento, Vinícius Piccin Dalbianco, do curso de Agronomia.

A chapa 2, Cinética, pensa em criar as Câmaras de Centro. Nelas, representantes do DCE estarão em contato direto com os alunos para ouvir as sugestões. Segundo um dos candidato à coordenação-geral, Eduardo Vargas, dos cursos de Engenharia Civil e Ciências Sociais, os estudantes serão mais consultados.

– Vamos levar o DCE para os centros e encontrar soluções para os problemas. Não adianta ficar esperando os problemas acontecerem – disse ele.

Nas duas chapas, os partidos políticos estão presentes. A Em Movimento está mais ligada à esquerda, como PT e PSB Já a Cinética fica entre o PMDB, PDT e PSDB. Os integrantes das duas chapas concordam que os estudantes que têm maior ligação com os partidos é que acabam se envolvendo na política estudantil. O que eles dizem não aceitar é a mistura das…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive com as propostas das duas chapas, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo