Política

BASTIDORES. A volta de Evandrinho Behr à política, serviço de horas máquina, ICVSM e Conselho Tutelar

Fabiano Castilhos, Marcelo Bisogno, Evandrinho Behr, Arthur Heinz, Felipe Walter e Henrique Heinz (da esquerda à direita) em encontro entre lideranças do PDT e Cidadania. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Lideranças do Cidadania e do PDT estiveram reunidas, na quinta-feira (9), para conversar sobre as próximas eleições. O encontro ocorreu na casa de Henrique Heinz, filiado do PDT e pai do presidente do Cidadania/SM, Arthur Heinz.

O presidente do PDT/SM, Marcelo Bisogno, esteve presente, assim como Evandrinho Behr, filho do ex-prefeito de Santa Maria pelo PDS (atual PP), Evandro Behr, entre 1989 e 1992.

O Cidadania ensaia um retorno de Evandrinho à política. Ele estuda concorrer ao Legislativo ou em uma chapa à majoritária.

Em 2000, ele concorreu a vice-prefeito na chapa com Cezar Schirmer (MDB), pleito em que Valdeci Oliveira (PT) saiu-se vencedor.

 

Horas máquina

A empresa Mak Máquinas foi a vencedora de um pregão eletrônico, da Prefeitura de Santa Maria, para realização de serviço de horas máquina, no valor de R$ 92,2 mil. O resultado da homologação foi publicado no Diário Oficial da União, na sexta (10).

Ano passado, uma comissão especial formada pelos vereadores Daniel Diniz (PT), Juliano Soares – Juba (PSDB) e Deili Silva (PTB) investigou possíveis irregularidades em um contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa para manutenção de maquinário e fornecimento de peças. O relatório apontou que houve falhas no processo de fiscalização e de controle dos veículos.

 

ICVSM

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) registrou inflação de 4,34% em 2019. Conforme o Laboratório de Práticas Econômicas (Lape), do curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana (UFN), a variação se deu por fatores como aprovação da Reforma de Previdência, tensões comerciais entre Estados Unidos e China, a queda expressiva da taxa Selic, saques do FGTS e a retomada do emprego, mesmo que de forma gradual.

O item educação registrou a maior variação em 2019, com 28,43% devido ao reajuste das mensalidades escolares, cursos de idiomas, técnicos e ensino superior. A maior queda foi no item vestuário, que reduziu os preços em -4,31% no ano passado.

 

Conselho Tutelar

Na manhã de sexta, na Câmara de Vereadores, ocorreu a posse dos 15 conselheiros tutelares que irão atuar entre 2020 e 2024. Confira a lista:

Ana Luiza Britto Costa
Giovana Rossi
Simone Pereira Portella
Flordelina M. Maia Pillusev
Leila Pereira Cordeiro
Terezinha Barcellos
Lauro Pasinato
Thielle de Medeiros Xavier
Alcidiney J. da Rosa Filho
Jodéle Cristiane da Silva
Jussara M. Flores Heringer
Cristiane Tatsch
Bianca Bortoluzzi M. de Maio
Maria Solange Medeiros Ribeiro
Eliana Maria Pessoa de Sousa

Principal função do Conselho Tutelar é a proteção e a garantia dos direitos dos menores de 18 anos segundo o seu estatuto, o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente). Foto João Vilnei / Prefeitura de Santa Maria

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Há que se diferenciar o que foi dito pelo economista e o que o dito jornalista entendeu e/ou quis dizer (com vermelhinho não se descuida). Custo devida aumentando por conta de tensões econômicas, reforma da previdência, etc. mereceria uma explicação bem alongada. Alás, não mencionou a carne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo