DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Calçadão e praça em obras, lavouras de inverno, números do Hospital Regional

Centro da cidade começa a tomar outra forma? E ainda os cinco anos do HR,

Por Paulo André Dutra

Atualmente, Hospital Regional tem 100 leitos abertos, número que pode dobrar até o final de 2024 (Foto Felipe Dalla Valle/Arquivo/Palácio Piratini)

* Fechou cinco anos nesta quinta-feira (6) da inauguração do Hospital Regional. O Governo do Estado deu destaque para os números recentes.

* São 40 municípios atendidos, 100 leitos abertos e mais de 200 mil atendimentos já realizados, todos por meio do Sistema Único de Saúde.

* A administração espera que seja atingida em agosto a meta de mil cirurgias no ano. Até maio foram 21,6 mil consultas no ano, que deve encerrar com 42 mil consultas.

* Até o final do ano que vem, a previsão é que o número de leitos aumente dos 100 atuais (80 clínicos e outros 20 de UTI) para 198. O Regional foi projetado para 270 leitos.

* Também está em processo de licitação a escolha da empresa que fará a Unidade de Cardiologia de Alta Complexidade, que será construída com recursos do programa Avançar na Saúde, do governo do Estado.

* Atualmente, o hospital conta com um ambulatório de cardiologia e ambulatórios cirúrgicos em áreas como traumatologia, vascular, torácica, neurologia e para as cirurgias de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

* Mantido pelo governo do Estado, por meio da SES, o Regional de Santa Maria é gerido pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) e conta com cerca de 420 funcionários. 

Com postes de LED já instalados e os decks centrais em andamento, o calçadão volta aos poucos a ser um ambiente mais agradável (Foto João Vilnei/Prefeitura)

* Demorou, mas mesmo os críticos mais ferrenhos não podem ignorar que as obras no centro da cidade estão andando.

* No Calçadão Salvador Isaia, os postes de iluminação pública com LED estão em funcionamento, com toda a rede elétrica instalada, informa a Prefeitura.

* Com parte da estrutura dos decks de madeira plástica já pronta, o espaço vai ficando cada vez mais amigável.

* Um totem de segurança entre o viaduto Evandro Behr e o Calçadão, lixeiras, paisagismo e depois paginação e a pintura do piso são as próximas etapas. O investimento é de R$ 3.665.668,49.

* Por dentro dos tapumes da Praça Saldanha Marinho, a equipe trabalha na armação da forma geométrica no entorno de um canteiro, que receberá bancos ao redor.

* A próxima etapa será a construção de caixas de passagem para as redes elétrica e hidráulica. Após, será realizada a concretagem do pavimento.

* Neste primeiro quadrante, os serviços ocorrem em 735 metros quadrados que correspondem ao primeiro setor da praça. A área total é de 5.829 metros quadrados.

* A obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. Está sendo viabilizada através de contrapartida da Construtora Jobim no valor de R$ 1,2 milhão.

* Sem chuvas na semana anterior, avançou o plantio das culturas de inverno na região central, diz o Informativo Conjuntural semanal da Emater.

* Nos 35 municípios da região, 100% das lavouras de aveia branca (48 mil hectares), canola (9.780 hectares) e cevada (237 hectares) foram semeadas.

* Dos 109 mil hectares de trigo previstos, 90% já estão cultivados. O desenvolvimento é considerado muito bom.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ‘Demorou, mas mesmo os críticos mais ferrenhos não podem ignorar que as obras no centro da cidade estão andando’. Falta um espaço para desenhar, mas a critica é que está ‘andando’ há uns quatro anos. Pelo que foi feito dava para fazer em 8 meses. Tem gente na aldeia com ‘sindrome de cavalo de 20 de setembro’. Fazendo c@g@d@ no meio da rua e querendo aplauso. Alas, a grande massa da população não recebe grana de anuncio do ‘descarte legal’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo