BASTIDORES. Volta às sessões, comissões, ausência confirmada, DEM, PSB e emenda de Van Hattem

BASTIDORES. Volta às sessões, comissões, ausência confirmada, DEM, PSB e emenda de Van Hattem

BASTIDORES. Volta às sessões, comissões, ausência confirmada, DEM, PSB e emenda de Van Hattem - Camara

Vereadores de Santa Maria voltam à labuta nesta quinta. Bom, pelo menos a maioria deles… Foto Câmara / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

O ano no Parlamento santa-mariense inicia, oficialmente, nesta quinta-feira (20), com o fim do recesso. Às 15h, ocorrerá a primeira sessão plenária de 2020. O destaque do dia será a formação das comissões permanentes.

No total, são seis comissões: Constituição e Justiça (CCJ); Educação, Cultura e Lazer; Direitos Humanos e Cidadania; Orçamento e Finanças (COF); Saúde e Meio Ambiente; e Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais.

A oposição tem maioria na Casa, com onze vereadores (contra nove do governo), e não terá dificuldade em conseguir a liderança das principais comissões.

A CCJ é a mais importante e, por consequência, a mais desejada. Como 2020 é um ano eleitoral, também há um interesse especial na Comissão de Diretos Humanos e Cidadania.

 

Férias

Apenas em março, o Legislativo contará com os 21 vereadores em Plenário. Francisco Harrisson (MDB), que adotará uma postura de neutralidade na Casa, não participará das sessões desta (20) e da próxima quinta (27).

 

DEM

O Democratas realizou uma reunião, na noite de quarta (19), no Plenarinho da Câmara, para debater as eleições municipais. Fontes do Site indicam que a sigla discute dois caminhos para o pleito majoritário: manter a parceria com o governo Jorge Pozzobom (PSDB) ou apoiar a candidatura do pré-candidato a prefeito Francisco Harrisson (MDB).

 

PSB

O clima segue quente no PSB/SM. Enquanto alguns membros da Executiva exigem a expulsão do vereador Leopoldo Ochulaki – Alemão do Gás (PSB), algumas lideranças se desgastam para preservar o edil.

 

Van Hattem

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo) destinou uma emenda de R$ 250 mil para a Casa de Saúde. Confira relatório com o destino de todas as emendas do parlamentar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *