CARROÇAS. Reunião define protocolo provisório para atendimento aos maus-tratos em animais de tração

CARROÇAS. Reunião define protocolo provisório para atendimento aos maus-tratos em animais de tração

CARROÇAS. Reunião define protocolo provisório para atendimento aos maus-tratos em animais de tração - kaus-carroças

Encontro no Plenarinho reuniu autoridades e entidades ligadas à causa animal. Foto Victória Luiza

Por Victória Luiza / Assessora do vereador João Kaus

Na noite desta segunda-feira (10), o gabinete do vereador João Kaus promoveu uma reunião de trabalho para tratar sobre a aplicabilidade da Lei Municipal 6438/2019, que institui o Programa de Controle de Mobilidade e Bem-Estar do Animal de Tração na área urbana do Município de Santa Maria. No encontro, que ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, participaram as autoridades do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Guarda Municipal (GM), Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e entidades ligadas à causa animal.

O vereador propôs a reunião para buscar um alinhamento entre as entidades defensoras da causa, os órgãos envolvidos e as forças policiais. Foi debatido os caminhos para um atendimento adequado, encaminhamento de ações, falta de veterinários, carroças com excesso de peso e com menores de idade. De acordo com o superintendente do DMT, Roberto Almeida, que estava representando a Secretaria de Mobilidade Urbana, é necessário a criação de um protocolo provisório por 60 dias, até que seja definido a empresa que irá atender esses casos: recolhimento, encaminhamento e zelo do animal. O processo está em fase licitatório.

O protocolo provisório foi criado durante a reunião. Conforme Almeida, a partir de hoje, ficou decidido que toda a situação que envolva cavalos em área urbana o órgão responsável é o DMT, que irá acionar a Guarda Municipal e juntos vão averiguar a situação. Para entrar em contato com o DMT basta ligar (55) 3921-7091 ou (55) 3921- 7092. Para falar com a GM o telefone é 153.

“Temos que continuar trabalhando até as normas aprovadas serem aplicadas na sua íntegra, alcançar nosso objetivo que é o fim dos maus-tratos e disciplinar o uso de carroças na área urbana”, declarou o vereador João Kaus.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *