UFSM. Confirmação de vaga para aprovados no SiSU tem movimento acima do esperado no campus

UFSM. Confirmação de vaga para aprovados no SiSU tem movimento acima do esperado no campus

UFSM. Confirmação de vaga para aprovados no SiSU tem movimento acima do esperado no campus - UFSM-sisu

Cerca de cinco mil estudantes e familiares passaram pelo Centro de Convenções na segunda (3). Foto Eloíze Moraes / UFSM

Por Agência de Notícias da UFSM

O primeiro dia de confirmação de vaga nos cursos da UFSM para os selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi de grande movimentação no Centro de Convenções da Universidade, no campus de Santa Maria. A tarde de segunda-feira (3) foi reservada para os aprovados nos cursos do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Artes e Letras (CAL) e Centro de Tecnologia (CT).

No início da tarde, o clima era de expectativa por parte dos futuros acadêmicos. Khetlin Anieli Schmidt, 18 anos, de Três Passos (RS), escolheu o curso de Educação Especial. Segundo ela, o interesse pela área surgiu por meio de um curso preparatório, quando aprendeu sobre Libras e psicologia.

“Acredito que vou poder aprender várias coisas, ter novas experiências. Já tinha ouvido falar daqui, vim visitar uma vez, gostei e senti vontade de conhecer melhor e estudar”, comentou.

Maria Eduarda Ritter Codinotte, 19 anos, de Santo Ângelo (RS), afirmou que desde o terceiro ano do ensino médio seu sonho era entrar para o curso de História.

“Em 2018 eu vim para o Descubra UFSM e despertei interessei pela faculdade. É muito gratificante estar aqui. Quando eu vi que passei, levou um tempo para cair a ficha”, disse.

 

Movimento acima do esperado 

A movimentação no Centro de Convenções no primeiro dia do processo no campus sede surpreendeu a organização. Foram cerca de cinco mil pessoas circulando e dois mil processos finalizados.

O pró-reitor substituto de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, atribui a movimentação acima do esperado a três fatores. O atraso na divulgação da lista pelo MEC fez com que o calendário para o preenchimento da chamada regular fosse comprimido para apenas quatro dias, tempo considerado reduzido. Outro fator foi uma modificação no sistema do SiSU, pela qual, para quem aprova em qualquer uma das opções, seja primeira ou segunda, o processo acaba, o que força o candidato a confirmar a vaga na chamada regular. Além disso, uma inovação no sistema – a possibilidade de aprovados para cursos agendados para determinada data comparecerem em outro dia – fez com que muitos se adiantassem.

“A gente preenchia cerca de 40% das vagas na chamada regular. Agora, preenchemos 60%”, compara Jerônimo. Devido à intensa movimentação, houve alguns transtornos nas filas, todos resolvidos. Todos os candidatos que compareceram foram atendidos.

 

Mudanças devem agilizar processo nesta terça (4)

Para esta terça-feira (4), segundo dia do processo de confirmação de vaga, a equipe se organizou de forma diferente. Servidores ficaram até as 5h em mutirão para colar as etiquetas nos envelopes, o que tende a agilizar o processo.

“Hoje estamos preparados para receber o mesmo número de pessoas”, afirma Jerônimo.

O processo ocorre das 14h às 20h, no Centro de Convenções, para os candidatos selecionados para os cursos do Centro de Educação (CE), Centro de Ciências Rurais (CCR), Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Centro de Educação Física e Desportos (Cefd), Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

Ao todo, são 3.416 vagas a serem preenchidas em 89 cursos da Instituição.

Mais informações sobre o processo de confirmação de vaga no edital.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *