PrefeituraSanta MariaSaúde

ARTIGO. Jorge Pozzobom, as medidas restritivas e a necessidade de ficar em casa para frear o coronavírus

Fique em casa: respeitar essa orientação é um ato de amor à vida

Por JORGE POZZOBOM (*)

A cada oportunidade que tenho de falar com os santa-marienses, faço o mesmo pedido. Aliás, já em tom de apelo: fiquem em casa. Esse clamor que faço pode ser a diferença entre a vida e a morte. A sua vida e a das pessoas que você conhece e ama estão em jogo neste momento delicado pelo qual todos estamos passando.

Enquanto prefeito, enquanto agente público que sou, já emiti inúmeros decretos com duras restrições nas atividades comerciais e de serviços essenciais, como o transporte público. E outras tantas serão tomadas se assim for necessário. Tudo isso com o intuito de reduzir, ao máximo, a circulação de pessoas pelas ruas de Santa Maria. Mas, não tenho como não ficar preocupado ao ver dezenas de pessoas circulando pela cidade, sendo que muitas dessas pessoas não precisariam estar nessa situação. Os serviços essenciais precisam ser mantidos, e são os profissionais dessas áreas que podem circular, justamente para dar conta de suas obrigações. Mesmo assim, seguindo todas as orientações de segurança já disseminadas no combate ao Covid-19.

Enquanto Poder Público, chegamos ao ponto de ter que retirar os bancos do Calçadão e da Praça Saldanha Marinho para evitar a aglomeração de pessoas ao redor dessas estruturas. E, pasmem: diante disso, algumas pessoas levaram cadeiras de abrir para esses locais. É nesse sentido que estou fazendo um apelo bem direcionado a cada santa-mariense. Não é momento para passear, não é hora para o lazer. Sei o quanto as restrições de toda ordem afetam a vida da população. Mas, é preciso que cada um tenha consciência de que este é um momento decisivo na luta para frearmos o novo coronavírus. É um compromisso que cada cidadão precisa tomar para si. O Poder Público está fazendo a sua parte, agindo em inúmeras frentes e não poupando reforços e recursos para tentar reduzir, ao máximo, a circulação de pessoas pelo Município. Porém, cada um precisa colaborar, entender que, se não há extrema necessidade de sair às ruas neste momento, que fique em casa. Ficar resguardado para tentar conter o vírus é um ato de amor à vida. Um gesto responsável e extremamente relevante em meio à atual situação que o país e a nossa Santa Maria estão vivenciando.

Nos países em que a restrição de circulação de pessoas foi tomada o quanto antes, o combate ao Covid-19 se deu de forma mais efetiva. E é isso que estamos fazendo em Santa Maria.

Estamos reforçando esse pedido à população como forma de orientação, de conscientização. No entanto, se precisarmos ser mais rígidos em relação à circulação, assim nós agiremos. Na manhã do último domingo, dia 22, eu estive reunido, junto com o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, com todos os órgãos de segurança do Município (Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Batalhão Rodoviário da BM, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal), para intensificarmos a fiscalização do cumprimento dos decretos que trazem restrições de atividades. No domingo à tarde, mais de 20 viaturas de todas essas forças de segurança já estavam nas ruas, praças e parques orientando a população e dando o seu recado: fiquem em casa, salvem vidas!

Conforme o delegado regional Sandro Meinerz vem alertando, configura crime a violação das medidas restritivas adotadas pelo Município, é infração de medida sanitária preventiva, com pena de detenção de um mês a um ano. Ou seja, desrespeitar as restrições é algo grave. No entanto, não queremos chegar a esse ponto. Por isso, peço a compreensão de todos no cumprimento de todas as medidas, por mais duras que elas sejam. Pois, o propósito é algo bem maior: salvar vidas!

E, também, reforço o pedido para que as pessoas redobrem os cuidados com a higiene, com lavar bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel se houver disponibilidade do produto. Cuidem de si e protejam seus entes queridos.

Todas essas medidas foram decididas de maneira colegiada, dialogando com os profissionais e os especialistas das redes pública e privada de Saúde. O Poder Público está fazendo a sua parte de maneira séria e responsável. Conto com todos vocês em mais este desafio!

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

Observação do siteA foto de João Alves (AIPM), que ilustra este artigo, é da reunião do Prefeito e do Chefe da Casa Civil com os órgãos de segurança do Município, no último domingo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo